Mensagem

Fonte de Vida

MSG 223 = 12-1-2011

  Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos ouvi a palavra do SENHOR. ” (Ez. 37: 4).    

      O mundo evolui através de grande variedade de recursos, tornando a vida mais agradável e realizando sonhos e esperanças com as descobertas de novas técnicas, gerando meios eficazes de suprir nossas necessidades. Mas como todas as outras coisas, essa evolução também tem seu lado negativo. Ela tende a distanciar o ser humano da realidade divina. As Escrituras mostram que invariavelmente o orgulho cresce no coração do homem na proporção em que ele se desenvolve em posição e conforto na sociedade. Essa imperfeição é herança da natureza do pecado. Está escrito que no princípio da criação o homem se orgulhou por causa da sua formosura, corrompeu a sabedoria por causa do seu resplendor, e por isso foi lançado fora da presença de Deus (Ez. 28: 14). A partir daí o mundo entrou em sofrimentos, e caminha até hoje na busca de melhores dias.  Vamos alcançar o alvo; porém, através de muitas dores. Fomos impotentes para conquistar a reconciliação com Deus, e somente vamos chegar ao fim da jornada porque Ele enviou Seu próprio Filho para nos resgatar das trevas espirituais (Jo. 3: 16).

      O versículo que reproduzimos acima, diz respeito à revelação de Deus, numa época em que o povo de Israel estava vivendo fora dos mandamentos da lei divina. Através desse texto o Senhor mostra que Sua Palavra é a fonte principal da vida.

      No momento em que essa visão foi dada ao profeta, aquele povo estava vivendo aparentemente em condições normais. Mas aos olhos de Deus os judeus estavam sendo vistos como ossos secos, pelo fato de estar fora da comunhão com o Altíssimo (Ez. 37: 14). Isso indica que muitas vezes aparentamos estar bem, mas aos olhos do Criador falta algo, e nós não estamos percebendo. Por isso, devemos levar em conta que nossa vida só é realmente abundante quando temos o alimento físico e espiritual (Dt. 8:3). Esse, certamente, foi o motivo de Jesus nos ter ensinado que sem ele nada podemos fazer. Veja o texto:

     “Eu sou a videira; vós sois as varas. Aquele que permanece em mim, e no qual eu permaneço, dá muito fruto, pois sem mim nada podeis fazer. ” (Jo. 15: 5).

      Na maioria das vezes, em um determinado ponto de nossa existência, os desafios nos leva à descoberta de que, se não estivermos vivendo de acordo com a Palavra de Deus, a vida está incompleta. Isso ocorre, mesmo quando gozamos de boa saúde e dispomos de recursos financeiros. Devemos agradecer a Deus quando essa descoberta acontece a tempo de nos corrigir, pois quando ela vem depois da morte não temos mais oportunidade de salvação (Is. 55: 6).  Nessa última hipótese, saímos de uma vida material farta para uma vida espiritual miserável. Isso foi mostrado por Jesus na parábola do rico e do mendigo. Ele fez questão de deixar claro que quando somos ricos e morremos sem conversão, acontece uma inversão de valores (Ver Lc. 16: 22 a 25).

      Portanto amigo, pense bem. Mesmo que você esteja vivendo materialmente farto, busque obedecer aos mandamentos contidos nas Escrituras, para que não seja tido por Deus como ossos secos Veja o que Jesus disse. Eis o texto:

     “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as observa, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. Desceu a chuva, vieram as torrentes, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela não caiu; pois estava edificada sobre a rocha. ” (Mt. 7: 24-25).


      Somos considerados prudentes quando, mesmo não tendo necessidade de nada, procuramos conhecer e praticar a Palavra de Deus, já que ela é fonte de vida em todas as situações e em todos os tempos.

      Que as bênçãos do Senhor te alcancem, onde quer que você esteja.