Mensagem

Filhos de Deus

MSG 233 = 6.4.2011

   Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. ” (Mt. 15: 26). 

   O julgamento que fazemos das coisas, em geral se restringe ao que vemos, ou ao entendimento daquilo aprendemos estudando determinada área das coisas desse mundo. Por isso, quase sempre não temos um entendimento claro de algumas atitudes tomadas por Jesus, já que muitas vezes elas se basearam nos parâmetros do que ocorre no mundo espiritual.

     O versículo que apresentamos acima se refere à resposta de Jesus a uma mulher pertencente a um povo que, na época, era considerado gentio, ou seja, não israelita, e, portanto, não obrigado a viver de acordo com a lei de Moisés. Dentro de um entendimento comum, ele dá a impressão de que Jesus tratou aquela mulher com uma atitude de humilhação, por ser ela de origem estranha ao povo de Israel. Entretanto, é de se considerar que em nenhuma outra ocasião vemos o Senhor dando esse tipo de tratamento a outras pessoas de origem diversa, mesmo porque está escrito que Deus não faz acepção de pessoas (Dt. 10: 17). É bom lembrar que Jesus empregava parâmetros do mundo espiritual para definir coisas do mundo físico. Veja um exemplo no texto onde ele falou sobre a contaminação (Mt. 15: 11 a 20). 

       Devemos lembrar que no mundo espiritual existe uma real diferença entre aquele que vive segundo a lei de Deus, e o que vive segundo os rudimentos do mundo terreno. Essa diferença é representada pela estatura do espírito de cada pessoa, que evolui de acordo com o seu relacionamento com Deus (Ef. 4: 13). Isso quer dizer que as pessoas podem ter grande estatura na vida terrena, mas um tamanho ínfimo no mundo espiritual (Veja Ap. 3: 17).

       Dessa forma, é de se admitir que o termo “cachorrinho” usado por Jesus ao tratar com aquela mulher, diz respeito à verdadeira estatura espiritual de quem vivia fora dos mandamentos do Senhor. Dentro desse raciocínio podemos notar pelo menos dois detalhes importantes em relação àqueles que têm uma estatura espiritual pequena por não andar na obediência à Palavra de Deus. Primeiro: Normalmente eles comem apenas das migalhas do mesa do Senhor, ou seja, não recebem as grandes bênçãos que Ele tem para todas as pessoas. Segundo: eles podem conquistar todas as bênçãos, desde que apresentem humildade e fé perante o Senhor (Mt. 15: 27-28).  Observem agora a proposta de Jesus, indistintamente, para todas as pessoas que o recebem.  Eis o texto:

      Eis aí estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele, e ele comigo. ” (Ap. 3: 20). 

       O exemplo da mulher cananeia deixou claro que todos os seres humanos podem ser considerados filhos de Deus, desde que venham a crer, e ter a humildade para aceitar Jesus como seu único e exclusivo Salvador.

       Amigo pense nisso. Talvez você tenha uma boa posição nesse mundo. É da vontade de Deus, pois Ele demonstrou isso quando criou o primeiro homem, e o colocou para viver em meio às maiores riquezas (Ez. 28: 13-14). Mas como está o seu espírito diante de Deus? Lembre-se que a vida na terra dura apenas algum tempo  (Sl 102: 11). Mas quando ela findar aqui seu espírito pode entrar para a eternidade, desde que você conquiste agora esse direito vivendo de acordo com os ensinos de Jesus (Jo. 8: 12).

       Que o Senhor te abençoe e te guarde.