Mensagem

FIDELIDADE A DEUS

MSG 909 = 17/01/2023

       
       Um dos enganos que mais acontecem quando abraçamos a divina tarefa de pregar a Palavra de Deus, é o fato de desprezar a consulta às Escrituras por achar que já conhecemos determinado texto. Essa postura representa um afastamento da presença do Senhor, gerando oportunidade para o inimigo entrar em nossa mente e mudar os rumos de nossos objetivos (I Pe. 5: 8). A vontade do Senhor está descrita nos textos sagrados, e mesmo já tendo eles decorados, muitas vezes quando os consultamos, encontramos novas revelações. Provavelmente, foi por isso que, ao instruir Josué, Deus o recomendou para não se apartar do livro da lei, a fim de fazer tudo como estava nele escrito (Js. 1: 8). Mas o Senhor ainda detalhou um pouco mais quando usou o autor de provérbios para nos advertir nesse mesmo sentido. Veja o texto:
 
       “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, ... Não sejas sábio a teus próprios olhos; ...” (Pv. 3: 5-6-7).
 
       Esse texto deixa claro o aviso do Senhor para confiar nele e não naquilo que presumimos saber, pois muitas vezes somos enganados pelo nosso próprio coração, e tomamos rumos diferentes daquilo que Deus falou (Jr. 17: 9). A falta de obediência a esses avisos de Deus, tem levado muitos pregadores influentes a conduzir grandes grupos de pessoas a caminhos errados, correndo o risco de comprometer a salvação de muitas almas. Essa é a razão de existir muitas orientações completamente absurdas, sendo tomadas como verdade, inclusive algumas que disfarçadamente levam as pessoas a glorificar o diabo, por descuidar e não dar crédito ao que Jesus ensinou. É bom lembrar que no momento em que morrermos, vamos ter de dar contas da fidelidade que tivemos para com a Palavra de Deus, e nossa conduta nesse sentido vai ser uma determinante na definição do destino de nossas almas (Jo. 12: 48). Veja o que disse Deus a Moisés. Eis o texto:
       “... suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.  E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele.” (Dt. 18: 18-19).
       Desprezar as advertências do Senhor, por achar que já sabemos tudo o que está nas Escrituras, é a oportunidade que as potestades espirituais esperam para nos enganar. É oportuno lembrar o que ocorreu com Pedro. Ele foi avisado por Jesus que o diabo o queria enganar. Contudo, enquanto estava junto com o Senhor, o inimigo não entrou. Porém enquanto levavam Jesus preso, Pedro acompanhava de longe (Mc. 14: 54). Isso foi a oportunidade para satanás entrar em Pedro, e o levar a negar Jesus por três vezes. (Mc. 14: 66 a 72). Assim, a falta de fidelidade para com o Senhor, é a postura que abre a brecha esperada pelo inimigo. Muitos hoje desprezam o aviso do Senhor para o reconhecer em todos os seus caminhos, e dão essa oportunidade aos espíritos enganadores. Por isso, é necessário que nunca venhamos a nos julgar sábios aos nossos próprios olhos, pois quando fazemos isso, estamos dizendo para Deus que somos autossuficientes e não precisamos Dele. Portanto, amigo, considere o Senhor em todos os seus caminhos, consultando as Escrituras para confirmar ou não aquilo que pensamos estar certo.
       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.  
 
                                                     Natanael de Souza