Mensagem

A Fidelidade de Jó

MSG 246 de 29/6/2011

Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra” (Jô 42: 10).  


       Deus quer que todas as Suas bênçãos nos alcancem. Mas para que isso aconteça precisamos viver em concordância com a Sua vontade (Is. 59: 1-2). Um dos atributos de grande importância para alcançarmos o que Ele tem para nós, é a fidelidade.  A coroa da vida só é dada àqueles que não abrem mão da fidelidade em nenhuma hipótese  (Ap. 2: 10). As Escrituras mostram exemplos de várias pessoas que tinham a promessa nas mãos, mas por não terem agido com fidelidade perderam até o que já possuía (Mt. 25: 26 e 29). Claramente é demonstrado que, para quem é fiel e perseverante, o Senhor faz acontecer até o que julgamos impossível. Porém, Ele tira o reinado daqueles que procedem com infidelidade. Portanto, ser fiel à vontade de Deus é uma arma poderosa na batalha pela vida.

       O texto que transcrevemos acima é parte do relato bíblico mostrando o que Deus fez na vida de Jó por causa de sua fidelidade. A maioria de nós cristãos já ouviu sobre o que aconteceu com a vida de Jó, e sabe que ele foi um dos maiores exemplos de fidelidade para com Deus em seu tempo.   Por isso, certos de que o caráter de Deus não muda, podemos crer que Ele age com nós dentro dos mesmos princípios, se procedermos com fidelidade naquilo que sabemos ser da vontade do Senhor. Evidentemente não é fácil ser fiel e perseverante aos princípios contidos na Palavra de Deus. Mas é uma questão de coragem, pois quando nos determinamos obedecer ao Senhor, o Espírito Santo muda nosso sentimento e nos capacita a cumprir a Sua vontade. Veja o que Jesus nos ensinou. Eis o texto:

      Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. ” (Mc. 8: 34).  

       Para ser fiel aos princípios estabelecidos no evangelho precisamos fazer isso. Não são raras as vezes em que satanás consegue nos colocar em situação extremamente adversa, levando-nos ao ardente desejo de agir segundo os rudimentos que ele próprio criou nesse mundo. Nessa situação, quando já conhecemos as Escrituras, defrontamos com grande dificuldade em agir de acordo com o que o Senhor mandou, pois o costume mundano tenta tomar nosso coração. É aí que precisamos negar a nós mesmos, e fazer o que Jesus mandou. Isso quer dizer que para alguém ser fiel a Deus, primeiro tem de ser obediente. Jó observou esse detalhe. Veja o texto:

      Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre. Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.” (Jó 2: 9-10).  

       Muitos de nós hoje clamamos a Deus para mudar nossa sorte, mas não tomamos a decisão de abandonar os costumes ensinados pelo mundo, e agir segundo  a vontade de Deus. E o pior: ainda queremos questionar porque Deus não nos atende.

       Amigo, não te esqueças de que a vida aqui é uma batalha contínua. Mas Jesus deixou sua Palavra para que a usemos como nossas armas (2 Co. 10: 4-5-6). Assim, se você almeja vencer como Jó venceu, siga o mesmo caminho de obediência e fidelidade. A Palavra do Senhor está à nossa disposição. Veja o texto:

      A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. ” (Rm. 10: 8).

 

       Que o Senhor te abençoe e te guarde.