Mensagem

FALTA DE FÉ

MSG 511 = 05/10/2016

“ .... Se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê E imediatamente o pai do menino exclamou com lágrimas: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé! “ (Mc. 9: 22-23-24).   

       Existe diferença entre crer e ter fé (Hb. 11: 1). Geralmente cremos no acontecimento de um milagre, quando a pessoa que intercede por nós tem uma unção de Deus suficiente para provoca-lo. Isso quer dizer que reconhecemos o poder do alto nessa pessoa, e pedimos ajuda para alcançar a benção. Em alguns casos Jesus considerou a atitude de determinação e o esforço para chegar até a ele como fé. Portanto, quando a pessoa pede a intercessão de outra para buscar uma benção, é porque ela sabe que sua fé é insuficiente para alcançar o que precisa.  

       Os versículos acima reproduzidos relatam o diálogo havido entre Jesus e o pai de um menino atacado por um demônio. Esses textos mostram essa realidade de maneira clara, quando o pai do menino questiona a possibilidade de Jesus ter unção para curar seu filho, e reconhece sua falta de fé ao receber a resposta do Senhor, ensinando-o que tudo é possível àquele que crê.  Ao receber essa resposta, o homem entendeu que até mesmo sua falta de fé poderia ser resolvida por Jesus.

       O menino foi liberto e curado, mesmo diante da falta de fé do pai (Mc. 9: 25-26-27).  Esse fato mostrou que é a unção de quem intercede por nós que provoca o acontecimento da benção e não a fé que pode estar ou não em nós; mesmo porque se tivéssemos fé suficiente para obter aquela benção, não iríamos pedir ajuda a ninguém. Veja o que Jesus disse na cura daquela mulher que tinha um fluxo sanguíneo e tocou em suas vestes. Eis o texto:

      “... Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro ... Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou? E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude. ” (Lc. 8: 45-46).    

       Quando a mulher se apresentou dizendo que havia sido curada, Jesus declarou que a fé dela a tinha salvado (Lc. 8: 48). Ao dizer isso, o Senhor se referiu à determinação da mulher em busca-lo; mas a benção só veio através da unção que foi tirada dele. O Senhor só declarou isso para aqueles que perseveraram em busca-lo, como foi também no caso do cego Bartimeu (Lc. 18: 42). Assim, quando procuramos alguém para nos ajudar a alcançar uma benção, é porque acreditamos que nele existe unção de Deus capaz de provocar a liberação dela para nós.  Isso mostra que podemos alcançar o milagre ou a benção mesmo na falta de fé, como foi o caso do pai daquele garoto.  

       Contudo, precisamos entender que o mais importante é o aprendizado dela, pois a fé traz a unção de Deus, nos habilitando a ser abençoados, independente de recorrer a outras pessoas.  O plano de Deus é a comunhão com nós sem intermediários, e só vai alcança-lo quem tiver desenvolvido a fé (Hb. 10: 38). Por isso, é primordial que venhamos a busca-la, conforme mandam as escrituras. O apóstolo Paulo nos ensinou a esse respeito. Veja texto:

      “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. ” (Rm. 10: 17).   
      
       Vivemos em fase de preparação da igreja de Jesus, que se edifica através da fé encontrada no coração de cada cristão (Mt. 16: 18). Por isso, aquele que tem falta de fé e não busca superar essa falta, não tem a unção de Deus. Pode até crer, mas fica sempre na dependência dos outros, correndo o sério risco de ser enganado (Mt. 24: 4-5).

       Amigo, busque a fé pela santa Palavra. Ela é o escudo capaz apagar os dardos inflamados do maligno, inclusive aqueles que vêm dos falsos profetas, dizendo que você não recebeu a benção por falta de fé, quando na verdade são eles que não têm unção para serem atendidos por Deus.
 
       Que o Senhor te abençoe e te guarde.