Mensagem

Evolução Espiritual

MSG 341 -23/4/20/13

    

     “Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.” (1 Co. 13: 12).   
   

       Jesus declarou que existem dois tipos de nascimento: O nascimento da carne, comum a todos os seres viventes; e, para nós humanos, o nascimento também do espírito, sendo que esse representa a condição essencial para chegarmos à presença de Deus (Jo. 3: 4 a 6). Esses dois tipos de nascimento acontecem em tempos diferentes, sendo que o primeiro nos traz à existência; e o segundo nos dá condição potencial para chegar a Deus.  Isso quer dizer que quando nascemos do espírito estamos iniciando uma nova faze de nossa vida. Assim, da mesma forma que precisamos evoluir quando nascemos da carne, também precisamos quando nascemos do espírito. Temos de crescer na busca de comunhão com Deus até alcançar um nível (estatura) suficiente para chegar a Ele. Portanto, todos aqueles que nasceram de novo, ou seja, se arrependeram de seus pecados e se converteram ao Senhor, estão em processo de evolução espiritual, caminhando para o alvo, que é conhecer literalmente a Deus (Ap. 22: 3-4).

      
      O versículo que acima transcrevemos reproduz as palavras do apóstolo Paulo, mostrando que enquanto estivermos aqui nesse mundo, mesmo tendo nascido de novo, conhecemos a Deus obscuramente, ou seja, em parte. Por isso, precisamos ser discípulos de Jesus, e evoluir a cada dia para que venhamos a alcançar o alvo. Nosso esforço nesse sentido exige a prática de princípios que devem ser vividos para que possamos vencer os desafios e avançar para frente. Veja o que disse Paulo aos filipenses, referindo-se à sua evolução espiritual. Eis o texto:

      “… eu não julgo ter ainda alcançado; mas uma coisa faço, esquecendo-me das coisas que ficam para tráz e avançando para as que estão adiante, Prossigo em direção ao alvo, para obter o o prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Fp. 3: 13-14).    
   

       A vida espiritual de uma pessoa nascida de novo é semelhante a uma corrida em que cada participante busca dar o máximo de si mesmo para alcançar o alvo. Assim, deixar para traz as coisas passadas e avançar em busca do valioso prêmio, é uma das estratégias que devemos praticar. Essa, certamente, é a razão de Jesus nos haver advertido de que aquele que pega no arado e olha para trás não está apto para o reino de Deus (Lc. 9: 62).

      
       Mas a porta que conduz ao reino da glória é estreita, e o caminho é apertado (Mt. 7: 14). Por isso, se queremos evoluir espiritualmente para o alto, devemos procurar viver em todos princípios ensinados por Jesus, que, aparentemente, são difíceis de praticar. Porém, é uma questão de estarmos determinados a obedecê-lo. Entre eles está também o perdão àqueles que nos ofendem. A Bíblia mostra que o perdão é semelhante a uma moeda de troca. Obtemos o perdão da parte de Deus, quando perdoamos também aos que nos ofendem. Veja o texto:

       Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenadosperdoai, e sereis perdoados;” (Lc. 6: 37).     

       Amigo, não se iluda. A vida nesse mundo é uma batalha constante. De um lado temos o Senhor com as mãos estendidas para nos salvar, e conduzir-nos à Sua presença, onde vamos ter o privilégio de conhecê-Lo e ser conhecidos também por Ele (Jo. 10: 27). Mas de outro lado tem o inimigo de nossas almas, ao qual só podem vencer aqueles que praticam o evangelho de Jesus.  Assim, o caminho para conhecer o Senhor e ser Dele conhecido é obedecer irrestritamente aquilo que o Espirito Santo revela ao nosso coração (Jo. 16: 13).

       Que o Senhor te abençoe e te guarde.