Mensagem

Estar em Cristo

MSG 044 = 30.10.2007

 

       Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. ” (Rm. 8: 1).

       Todo o ser humano, crendo ou não, traz em si a natureza divina e a natureza carnal. A divina é aquela que leva a pessoa à tendência de buscar as coisas de Deus, e viver na prática da vontade do Criador. A carnal é aquele instinto que faz predominar apenas a vontade do corpo, sem levar em conta a vontade de Deus. Elas têm tendências opostas (Gl. 5: 17), e contribuem também para que nossa vida tome destinos também opostos, de forma que quem satisfaz somente a natureza carnal, e abandona a vontade do espírito, não herda a salvação. Seu espírito vai viver em sofrimento nos domínios satânicos após a morte(Veja Lc. 16: 22-23).

       O temor da morte é a consciência implícita de que algo de nós vai continuar existindo depois que a vida carnal findar. Esse temor diminui, ou pode até deixar de existir, quando decidimos dar lugar à natureza do espírito no decorrer de nossa vida aqui. Veja a declaração do apóstolo Paulo:

       “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.”(Fl. 1: 21).

       Paulo aprendeu a viver pela natureza divina(Veja 2 Pe. 1:3-4), dando vazão à vontade do espírito, e por isso passou a ter certeza de que após sua morte viveria melhor. Essa convicção o libertou do temor da morte, e ele tinha a certeza de que nenhuma condenação prevaleceria. Vivendo em acordo com a Palavra de Deus, não deixando a natureza carnal prevalecer, conseguiu desfrutar da natureza de Deus, mesmo ainda estando nesse mundo cheio de sujeiras espirituais.

       Há ainda um fator importante a considerar. O mal só nos atinge porque somos acusados diante de Deus pelo inimigo (Veja Ap. 12: 10). Assim, as condenações apresentadas vão perdendo o poder que têm sobre nós, na medida em que evoluímos na prática da vida pelo espírito, entendo como tal a fidelidade em cumprir os mandamentos contidos nas Escrituras.

       Na verdade, nem todos que se definem como cristãos, podem dizer que estão em Cristo, já que essa expressão significa fidelidade total. Mas, igualmente a Paulo, todos os que se esforçarem para viver em espírito, certamente chegarão lá, e poderão gozar das grandezas de Deus contidas nas promessas de Jesus. Veja o texto:

       “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.”(Jo. 15:7).

       Na prática de nosso dia a dia, quando pedimos algo em oração e não temos respostas, não significa que o Senhor está negando nos abençoar. Significa que ainda não estamos totalmente em Cristo.

        Nesse caso, devemos pedir ao Espírito Santo para mostrar onde fomos imprudentes e acabamos errando. Lembrar onde erramos e pedir perdão ao Senhor pela nossa falha, é o procedimento que nos foi ensinado por Jesus(Veja Ap. 2:5).

        Portanto, não há condenação para quem está em Cristo; mas é preciso saber se a pessoa está mesmo em Cristo, pois as promessas são verdadeiras, mas exigem também que sejamos fiéis.

          Que o Senhor te abençoe e te guarde.