Mensagem

ESTÁ ESCRITO

MSG 818 = 29/12/2020

         Logo após o batismo nas águas do rio Jordão, o Espírito Santo desceu sobre Jesus, e ouviu-se uma voz que dizia: “Esse é meu Filho amado em quem me comprazo” (Mt. 3: 16-17). Isso evidenciou a confirmação de Deus com o batismo do Espírito Santo, mostrando o modo pelo qual o Senhor opera na preparação daqueles que são chamados para tirar as almas das trevas para levá-las ao reino da luz. O texto sagrado registra ainda que, a seguir, Jesus foi levado para o deserto, para ser tentado pelo diabo, o que veio a acontecer depois de haver jejuado quarenta dias e quarenta noites (Mt. 4: 1-2). É desnecessário comentar o alto nível de unção em que o Senhor se achava ao término desse Jejum. Mas, ainda assim, ele não usou de sua própria autoridade diante das tentações do inimigo. Se valendo dos textos das Escrituras, Jesus provou para o diabo que suas propostas eram enganosas (Mt. 4: 4-6-7). Isso foi o suficiente para impedir que satanás cumprisse seu intento de enganá-lo, e deixou claro que a Palavra de Deus é a espada do espírito (Ef. 6: 17). Todas as respostas foram precedidas da frase “está escrito”, demonstrando que o inimigo só se afasta quando usamos a Palavra de Deus. Portanto, esse deve ser nosso modo de operar para não cair nas ciladas dele. Mas, para se ter a convicção de podermos usar essa estratégia, é necessário que venhamos a ter a Palavra de Deus preparada em nosso coração. É por isso que o Deus incluiu no propósito da salvação, inscrever Sua Palavra em nossa mente. Veja o texto:

       “Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (Jr. 31: 33).

       Essa é a razão do apóstolo Paulo haver declarado que somos a carta de Deus, não escrita com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo em nosso coração (2 Cr. 3: 2-3). Foi para isso que Jesus, pouco antes de voltar para os céus, ordenou aos discípulos que ensinassem aos participantes da nova aliança tudo aquilo que ele os havia revelado (Mt. 28: 20). Portanto, a preparação do seguidor de Cristo, não visa apenas à leitura bíblica, mas a guarda de tudo o que nela está escrito.  Isso se consegue meditando em cada detalhe, para perceber o sentido – muitas vezes figurativo – que está em suas entrelinhas. Quem não conhece as Escrituras nem o poder de Deus, está exposto aos enganos arquitetados pelo diabo, pois muitas vezes ele usa distorcidamente os próprios textos bíblicos para nos enganar (Mt. 4: 6). Se não tivermos a Palavra inscrita em nosso coração, certamente não vamos poder comparar aquilo que nos é ofertado. O acordo com o inimigo mesmo sem perceber, nos torna servos dele (Rm. 6: 16).  Jesus mostrou que tudo o que vem dele deve ser rejeitado. Muitos hoje estão perdendo o reino que foi dado por Deus, porque sem se aperceber aceitaram acordo com o diabo, menosprezando a advertência divina, e se considerando sábios aos seus próprios olhos, em desobediência ao que está escrito (Pv. 3: 7).


      Portanto, amigo, esforça para fazer tudo conforme está escrito no livro da lei – a bíblia – pois a Palavra do Senhor é a arma que devemos usar em nosso combate espiritual. Sem ela ninguém vai conseguir chegar a lugar algum.    
 
 
       Que Deus nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                          Natanael de Souza