Mensagem

Espírito x Carne

MSG 116 = 25/03/2009

     Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. ” (Gl. 5: 17).     
 

      As Escrituras definem o pecado como sendo a transgressão da lei, considerando como tal a desobediência da vontade divina. Em maior ou menor grau de intensidade, todos os seres humanos trazem em seu íntimo o desejo de pecar, ou seja, de praticar atitudes que são abomináveis diante de Deus. Essa tendência é a herança contraída por Adão e Eva lá no jardim do Éden. Ela introduziu a morte do corpo físico no mundo, e nos levará à morte do espírito, se não conseguirmos vencê-la(Ap. 2: 11). São os impulsos que o apóstolo Paulo definiu  como obras da carne(Gl. 5: 19-20-21), e  só conseguimos percebê-los quando o Espírito Santo intercede em nosso favor(Rm. 8: 26-27).  Portanto, só reconhecemos que estamos vivendo no erro e precisamos mudar de rumo, quando recebemos o chamado de Deus. Através do Espírito Santo somos convencidos de que os caminhos para o reino da glória são diferentes, e na maioria das vezes opostos àqueles que o mundo nos oferece.

      O versículo acima transcrito retrata a luta que cada cristão tem de travar dentro de si mesmo para viver de acordo com a vontade de Deus, e subir a escada da salvação (Gn. 28: 12-13). A base para essa luta é colocada em nós a partir do momento em que confirmamos aliança com Deus, através do batismo. Veja o texto:

     disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.”(Lc. 3: 16). 


      Assim, depois de sermos batizados nas águas e no Espírito Santo, iniciamos a luta no batismo com fogo, representado pelo desafio de deixar de lado os impulsos da carne e viver segundo a vontade do Espírito, contida na Palavra de Jesus(Veja Jo. 6: 63). Jamais devemos esquecer de que fomos colocados nessa luta pelo chamado da providência divina,  quando estávamos em meio à multidão de incrédulos, e que o Filho de Deus pagou um preço muito alto na cruz do calvário para termos esse privilégio. 

      A conscientização permanente dessa verdade nos ajuda a subjugar os impulsos da carne e viver no Espírito. Num mundo onde a oferta de sensualidade aumenta em grandes proporções e os princípios morais são cada vez mais desprezados, faz-se necessário um esforço intenso e permanente para manter acesa a chama do evangelho no coração daqueles a quem Deus chamou. É bom lembrar que só podemos adquirir fé para viver pelo Espírito, quando mantemos intenso contato com a Palavra de Deus(Rm. 10: 17). Por isso, é importante que cada cristão participe, lançando a semente do evangelho onde for possível, na certeza de que o Senhor da Seara o recompensará. Veja o texto:

     “Aquele que der de beber ainda que seja um copo de água fria a um destes pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa.”(Mt. 10: 42).  

      Portanto, amigo, se Deus tem tocado em seu coração, participe da sublime tarefa de levar o evangelho a quem for possível para você. Contribua para que outras pessoas se fortaleçam na fé, e possam vencer natureza da carne, vivendo pela direção do Espírito Santo. Certamente a promessa do Senhor se cumprirá em sua vida. Veja o texto:

     Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.”(Sl 126: 5-6).

 

      Que o Senhor te abençoe e te guarde.