Mensagem

Espera em Deus

MSG 397 DE 13/5/2014

       “Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora, contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa. Eu, porém, esperarei no SENHOR; esperei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá. ” (Mq. 7: 6-7).  

       Uma das atitudes mais erradas que quase todos nós cometemos é a de fazer planos confiando na nossa própria capacidade e esquecendo-nos de consultar previamente ao Senhor. Perante Deus essa maneira de agir é uma linguagem indicando que não O queremos como participante de nossa decisão.  Isso inclui o relacionamento familiar e a maneira pela qual geramos nossos filhos. Deixar Deus de lado em qualquer plano da vida representa deixar a porta aberta para a entrada do inimigo (I Pe. 5: 8). Em nossos dias muitas pessoas se julgam autossuficientes, e a falta da inclusão de Deus em seus planos tem gerado contendas e conflitos familiares cada vez maiores.

       Os versículos reproduzidos acima foram profetizados por Miquéias, entre os anos 750 a 680 a. C., diante da transgressão do povo de Judá. Ele mostrou que o erro da sociedade em abandonar os mandamentos do Senhor viria a produzir muitos males, entre os quais a degeneração da família (Mq. 7: 2-3-4). Mas os tempos maus haveriam de passar, pois a misericórdia de Deus seria derramada (Mq. 7: 18). E isso realmente aconteceu, pois chegou o tempo em que Deus enviou Jesus com vitória pré-determinada e a porta da salvação foi aberta para todos os que nele crerem (Mc. 16: 16).

       Mas falando sobre o que deveria acontecer ao mundo num futuro não muito distante, Jesus também profetizou o acontecimento de fatos semelhantes aos apontados por Miquéas. Veja o texto:

      “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa.” (Mt. 10: 34-35-36).

       Tanto Miquéas como Jesus apontaram para o caos familiar que acontece quando vivemos numa sociedade que nega os caminhos de Deus por se julgar capaz de resolver seus problemas pela sabedoria humana. Nos dias atuais as notícias de um relacionamentocada vez mais apodrecido entre as famílias são comuns. Isso é um forte indicativo de que estamos realmente bem próximos ao fim dos tempos, onde o escândalo, a traição e o ódio tentam tomar os domínios do bom senso, formando uma sociedade propícia a trocar a verdade pela mentira (Mt. 24: 10-11).

       Entretanto, aqueles que esperam no Deus da nossa salvação, com toda a certeza, alcançarão a vitória, pois a Palavra do Senhor não volta vazia (Is. 55: 11). O plano de Deus prevê que os bodes serão separados das ovelhas de Jesus quando ele pisar de volta nessa terra (Zc. 14: 4 e Mt. 25: 32-33). A partir daí haverá uma nova ordem social, onde a mentira e a degradação moral não terá mais lugar. Veja uma pequena parte das promessas. Eis o texto:

      “Não edificarão para que outrem habite; não plantarão para que outrem coma. Pois como os dias da árvore são os dias do meu povo, e os meus escolhidos gozarão por longo tempo das obras das suas mãos. Não trabalharão debalde, nem gerarão filhos para calamidade; porque são a semente dos benditos de Jeová, juntamente com os seus descendentes.” (Is. 65: 22-23).  

       Nesse tempo que Deus tem preparado para os fiéis observadores da Sua Palavra, ficará provado que Jesus é como uma pedra que foi rejeitada pelos construtores, mas pela justiça divina veio a ser a pedra principal (I Pe. 2: 6).

       Amigo, haja o que houver, espere no Deus da nossa salvação, e certamente você não será confundido. Lembra que é na nossa perseverança que ganharemos a nossa alma (Lc. 21: 10). Portanto, não desanime se os que são da tua casa se tornarem seus inimigos, pois acima de todas as coisas existe um Deus Poderoso, em cuja mão está a nossa vida.

       O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te dê a paz.