Mensagem

A ESPADA DO ESPIRITO (2)

MSG 523 = 28/12/2016

      Mesmo acostumados a ouvir a Palavra de Deus regularmente, quase sempre a esquecemos quando somos alcançados pelas dores da vida, e por isso acabamos dando lugar à tendência de querer resolver as coisas por nós mesmos. Mas a santa Palavra nos adverte para não confiar em nosso próprio entendimento (Pv. 3: 5). As influências malignas sempre tentam nos fazer esquecer as poderosas armas espirituais que Deus nos concedeu. Prevendo isso, o apóstolo Paulo aconselhou a andar em Espírito, e não satisfazer os desejos desenfreados da carne (Gl. 5: 16). Mas na verdade só conseguimos praticar esse conselho quando aprendemos e guardamos a Palavra do Senhor no coração, pronta para ser usada nas horas necessárias (Mt. 7: 25).  Portanto, é importante adotar o hábito de colocar a vida diariamente diante de Deus, e pedir que o Espírito Santo nos guie em toda a verdade (Jo. 16: 13 e Tg. 4: 13 a 16). Essa atitude representa a preparação da arma para ser usada contra os ataques do inimigo. Veja esse versículo:

 
     “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. ” (Hb. 4: 12).

 
      Diferente da nossa, a Palavra do Senhor é capaz de alcançar o íntimo de corações endurecidos pelos domínios satânicos, e separar os fatos, fazendo qualquer pessoa perceber onde está a verdade e onde está a mentira. Essa é a razão pela qual todo aquele que é verdadeiramente cristão deve se esforçar para guardar os detalhes dos textos contidos nas Escrituras Sagradas.

 
      A postura de Jesus diante da tentação a que se submeteu após o batismo, mostrou a imperiosa necessidade de guardar a Palavra de Deus. Ele a usou como espada, para rebater todas as tentativas de engano lançadas por satanás. Sua forma de agir foi muito simples: Todas as propostas sugeridas, foram confrontadas com o que consta da Palavra de Deus contida nas Escrituras. Evidentemente, todas elas traziam um engano embutido, provando que o diabo é o pai da mentira (Jo. 8: 44). Jesus havia saído recentemente do batismo nas águas e foi confirmado como Filho amado do Pai (Mt. 3: 17). Também havia jejuado por quarenta dias (Mt. 4: 2). Portanto, sua unção era total, e ele tinha absolutas condições de ordenar sobre o diabo. Mas preferiu combate-lo com a Palavra de Deus, para deixar o ensinamento de como devemos fazer diante das tentações (Mt. 4: 3 a 10).

 
       Devemos usar a Palavra de Deus, como espada de combate espiritual cada vez que o Espirito Santo nos fizer perceber as potestades malignas tentando nos enganar. Mas para isso, é primordial que a tenhamos pronta em nossa mente, pois o esquecimento dela nos coloca em perigoso risco diante do inimigo. Com toda certeza foi por essa razão que Jesus nos convidou a tomar o seu jugo e aprender dele, para encontrarmos descanso para nossa alma (Mt. 11: 29).

 
       Amigo, se você crê verdadeiramente em Deus, procure manter a Palavra Dele no seu coração como uma espada afiada, para estar sempre pronto quando o mal aparecer. Lembre-se que Jesus não tinha necessidade de ser tentado. Mas aceitou que assim acontecesse para nos ensinar a maneira mais eficaz de vencer o inimigo.  No combate espiritual a única arma eficiente sempre será a Palavra do Senhor. Veja o disse o apóstolo Paulo:  

     “... as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo” (2 Co. 10: 4-5).

 
       Portanto, se você entrar numa igreja e alguém te disser que não adianta ter conhecimento da Palavra de Deus, não pense duas vezes. Sai fora dele enquanto é tempo, porque certamente você está diante de um lobo fingido de ovelha. Lembra da advertência de Jesus: “Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós com vestes de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes. ” (Mt. 7: 15).
      
 
      O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e te dê a paz.