Mensagem

Escolha Certa

MSG 284 = 21/3/2012

"Marta, Marta, estás ansiosa e te ocupas com muitas coisas. Entretanto poucas são necessárias, ou antes uma só. Maria escolheu a boa parte, que não lhe será tirada. ” (Lc. 10: 41-42). 


       Entre todos os seres viventes somente o homem foi privilegiado com o direito de livre escolha, podendo optar por viver eternamente, ou pelo caminho que conduz a morte. Esse direito dado por Deus mostra que nosso destino depende das decisões que tomamos enquanto vivemos na terra. Entretanto, a maioria das pessoas se preocupa com as coisas que trazem vantagem imediata, e não leva em conta que pode ser surpreendida pela morte, e a partir daí ser obrigado continuar a vida no mundo espiritual, usufruindo o que se fez aqui (Jr. 17: 10).

       As Escrituras relatam exemplo de pessoa que passou para o outro lado da vida, viu a realidade da justiça divina, e se arrependeu de ter desprezado a oportunidade oferecida por Deus (Lc. 16: 19 a 23). Assim, a luta pela vida eterna em primeiro lugar é o tipo da decisão sábia que deve tomar aquele que não aceita ser escravo do inimigo quando findar seus dias aqui.  Na maioria das vezes a escolha errada vem de nossa imprudência. Esse é o motivo pelo qual nunca devemos tomar decisões sem primeiro orar e pedir a Deus que nos conduza ao caminho certo (Tg.4: 15).

       O versículo que transcrevemos acima mostra a advertência que Jesus fez à Marta irmã de Maria a esse respeito. Ele confirma que a escolha certa é colocar Deus em primeiro lugar. Essa atitude nem sempre é fácil de ser adotada. Ela exige darmos preferência a algo que não estamos vendo, ou seja, que venhamos a tomar atitudes pela fé, confirmando a declaração de Deus no sentido de viver pela Sua justiça (Hb. 10: 38). Num mundo que oferece deleites cada vez mais atraentes, tentado tornar irresistível o desejo de nossa participação, é muito difícil praticar esse princípio, pois a tendência natural é gozar de tudo o que ele oferece.  Essa é a razão pela qual o Senhor não poupou esforços em recomendar para agirmos com prudência. Veja o texto:

      E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha ‘sobre vós de improviso aquele dia.” (Lc. 21: 34).  

       Ao se referir a “aquele dia” Jesus indica que há um momento no qual cada pessoa vai prestar contas de seus atos. Esse é o momento em que se decide se subimos para a glória de Deus, ou se ficamos por aqui mesmo. Nessa última hipótese, a pessoa passa ser escrava do diabo. Portanto, devemos agir com prudência, avaliando tudo o que nos é oferecido para evitar o engano. A chegada de Jesus na casa de Marta e Maria estabeleceu duas opções: ou se arrumava a casa para agradar ao homem; ou se buscava o reino de Deus, através do ensino de Jesus. O comportamento de cada uma das duas irmãs foi uma prefiguração do que encontramos hoje, isto é: ou rejeitamos muitas coisas que o mundo oferece, ou perdemos a oportunidade da salvação.

       Amigo, seja prudente e escolha a melhor parte, optando por aprender e praticar a justiça divina.  Lembre que o verdadeiro discípulo de Jesus vence todas as batalhas, não só agora como no porvir (Jo. 8: 31-32). Veja a promessa de Deus:

      Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. ” (Is. 1: 18-19).   

 
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.