Mensagem

ENTRE IRMÃOS

MSG 517 = 16/11/2016

Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno. “ (Mt. 5: 22)   

       Essa forma de tratamento onde se considera o outro como irmão era usada entre os judeus para indicar pessoas da mesma nacionalidade, e Jesus a confirmou. Hoje ela é amplamente usada entre os cristãos fiéis, como sinal de que, espiritualmente, somos filhos do mesmo Pai.  Certas igrejas que se dizem cristãs a criticam, deixando de observar um costume aprovado pelo Senhor. Isso não teria importância se acontecesse dentro de uma organização sem nenhum propósito de pregar os mandamentos de Jesus, pois cada um tem o direito de fazer o que quiser.  Mas, em se tratando de uma organização que, de alguma forma, se considera entre os seguidores de Cristo, a impressão que fica é a falta de consideração para com aquele que pagou com seu sangue pelos nossos pecados.

       O versículo acima transcrito, reproduz as Palavras do Senhor, descrevendo o tipo de relacionamento que deve nortear as pessoas que se propõem a obedecer a sua vontade, e andar nos caminhos que conduzem à salvação. Ele disciplina a convivência com os irmãos, mostrando como devemos considerar aqueles que, como nós, foram chamados para a conquista da vida eterna.  Essa forma de tratamento foi recomendada para ser usada entre irmãos, ou seja, entre filhos do mesmo Pai (Jo. 1: 12-13). Portanto, quando recusamos a usá-la para com aqueles que desejam seguir a Cristo, como nós, já estamos em desobediência ao mandado do Senhor, e consequentemente também desobedecendo a Deus (Dt. 18: 19). Jesus deixou bem claro que aqueles que não obedecem a Deus não é filho de Deus (Jo. 8: 41-42-43-44).

       Mas o texto base acima apresentado vai mais longe, advertindo ainda que será réu no fogo do inferno, aquele que sem motivo se encolerizar contra seu irmão. Isso quer dizer que se alguém não considera o outro como irmão, não fica sujeito ao tratamento que o Senhor mandou dispensar; mas também não vai ser salvo, porque está negando a Jesus. Veja o que ele disse: 
      “Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. ” (Mt. 10: 33).
       Da mesma forma que escolhemos o melhor quando adquirimos os bens materiais, assim também devemos proceder quando buscamos o aprendizado dos bens espirituais. Isso faz parte dos ensinos de Jesus para que não venhamos a entrar por caminhos enganosos. Precisamos entender que, se hoje temos o evangelho á nossa disposição, foi porque Jesus pagou com seu próprio sangue para isso. Portanto, haja o que houver, jamais deveremos priorizar as palavras dos homens no momento de escolher entre elas e a Palavra de Jesus.

       Assim, se ele ensinou a considerar como irmãos aquele que caminha com nós no mesmo propósito de fé e esperança, nunca demos tentar mudar seus ensinamentos, ainda que os adeptos das considerações humanas nos critiquem, pois certamente, se assim o fazem, é porque são cegos guiados por outros cegos (Mt. 15: 14).

       Quem não quer entrar em condenação deve se esforçar para viver em acordo com os princípios ensinados por Jesus, lembrando que é ele quem vai nos salvar e não o homem. É claro que devemos dedicar respeitosas considerações aos nossos líderes espirituais. Porém, nunca devemos desobedecer ao que Jesus deixou escrito para considera-los. Por isso, no momento em que eles desviam da santa Palavra, devemos orar por eles, mas não os acompanhar no erro. Se procedermos assim, o Espirito Santo vai tocar-lhes o coração, e com certeza, eles descobrirão suas falhas humanas. Isso é o cumprimento da Palavra do Senhor. Veja o texto:

      “julgai todas as coisas, retende o que é bom;  abstende-vos de toda forma de mal. O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. ” (1 Ts. 5: 21-22-23).

       Amigo, não temos o propósito de levantar polêmicas com ninguém. Mas reservamo-nos o direito de tocar a trombeta quando somos levados a ver claramente o que está em desacordo com o evangelho de Jesus. Portanto, leia o texto base inicial desta nossa singela mensagem, e medite se você deve obedecer ao homem, por mais importante que ele seja, ou ser fiel a Jesus fazendo o que ele mandou (At. 5: 29).

       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.