Mensagem

Ele nos guia

MSG 499 – 28-06-2016

Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. ” (Jo. 16: 13).  

       Na maioria das vezes erramos por não praticar a Palavra de Deus conforme foi mandado. Por isso, necessitamos examinar constantemente as instruções que Jesus deixou, procurando perceber o verdadeiro sentido de suas Palavras e meditar nelas. Isso foi o que Deus mandou Josué fazer no passado, e continua valendo para nós que precisamos proceder rigidamente de acordo com os ensinos do Senhor (Js. 1: 8). Nunca podemos esquecer de que somos ainda cegos na dimensão do mundo espiritual, e que foi por essa razão que Deus nos concedeu o Espírito Santo como guia.

       Os versículos acima relatam as Palavras de Jesus sobre a função do Espírito Santo na vida dos cristãos.  Indicando-O como nosso guia, o Senhor diz que Ele nos conduz em toda a verdade. Isso indica que quando tentamos seguir seus mandamentos por nossa própria sabedoria, corremos o sério risco de sermos enganados. Portanto, sendo nós ainda cegos espirituais, Deus manda Seu próprio Espírito para nos assistir (At. 1: 8). Muitos anos antes de Jesus, Deus, conhecendo nossa deficiência, incluiu o derramamento de Seu Espírito entre as promessas que visam a salvação (Joel 2: 28 e 32). 

       Em nossos dias, milhares de pessoas nas igrejas não têm conseguido a confirmação do santo Espírito – através do batismo – em sua vida espiritual. Partindo do princípio de que Deus é fiel em todas as suas promessas, podemos considerar que, aos olhos Dele, falta algo no comportamento dessas pessoas, principalmente a fidelidade no cumprimento de alguns dos mandamentos de Jesus. Deus nos vê através de nosso espírito (I Sm. 16: 7). Assim, ficamos em falta com Ele quando tomamos conhecimento de Sua vontade através dos princípios ordenados por Jesus, e não passamos a coloca-los em prática. Devemos entender que para receber a coroa da vida precisa ser fiel até a morte (Ap. 2: 10).

       O grande risco que corremos de ser chamado e não ser escolhido, está no fato de não se fazer aquilo que Jesus mandou. Veja sua advertência:

      “Aquele servo, que soube a vontade do seu senhor, e não se preparou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; ... a quem muito é confiado, mais ainda lhe será exigido. ” (Lc. 12: 47-48).

      A salvação só é possível através da nova aliança estabelecida por Jesus, firmada no seu próprio sangue (Lc. 22: 20). Assim, o batismo nas águas indica nossa promessa de fidelidade aos mandamentos dessa aliança; e quando cumprimos o que prometemos, vivendo na observância dos princípios cristãos, Jesus confirma que fomos aceitos, batizando-nos com o Espírito Santo (Lc. 3: 16). Portanto, se ele ainda não nos confirmou, é porque estamos falhando em alguma coisa. Nesse caso, a atitude certa é examinarmos a nós mesmos para descobrir onde estamos errando. A correção de nossas falhas é o caminho mais correto diante de Deus. Veja o que Jesus disse para o líder da igreja de Éfeso:

      “Lembra-te, pois, donde caíste, arrepende-te e pratica as primeiras obras; de outra forma, venho a ti, e removerei o teu candeeiro do seu lugar, se não te arrependeres. ” (Ap. 2: 5).

       Esse é o recurso que Jesus manda aplicar quando tropeçamos no fiel cumprimento de sua Palavra.

       Amigo, da mesma forma que Jesus tratou com o líder da igreja de Éfeso, ele trata com nós também. Portanto, se você se batizou nas águas e o batismo com o Espírito Santo ainda não aconteceu, faz um autoexame, e procure encontrar seu ponto falho, pois uma vez corrigido certamente você receberá a promessa do Senhor.
 
       Que o Senhor te abençoe e te guarde.