Mensagem

Efeito dos Milagres

MSG 461 23/09/2015

    Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pondo-se de joelhos, orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te! Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se. ... Isto se tornou conhecido por toda Jope, e muitos creram no Senhor. ”(At. 9: 40 e 42). 

    
       Na medida em que pecamos, perdemos a comunhão com Deus e as vantagens que dela decorrem. O pecado separa o homem de Deus, deixando-o cego do espírito, e vulnerável aos domínios do inimigo, inibindo a autoridade espiritual que Jesus nos concedeu (Lc. 10: 19). A tendência do pecado é nos aproximar da condição dos animais comuns criados para nos servir (Dn. 4: 16). Isso leva muitas pessoas sábias no mundo secular a afirmarem a inexistência de um mundo espiritual. Elas se julgam boas demais para se curvarem a Deus, e na sua pobreza espiritual precisam ver algo sobrenatural para crer que o Senhor existe. Portanto, o milagre não é o alvo de nossa jornada; mas, com certeza, é uma das ferramentas mais eficientes para despertar a verdade no coração dos incrédulos.

         Os versículos que acima reproduzimos descrevem sobre o milagre que o Senhor fez acontecer através do apóstolo Pedro, ressuscitando uma mulher (At. 9: 37). O texto diz que esse milagre se tornou conhecido na cidade, e muitos creram no Senhor. Apesar desses fatos ter acontecido a mais de dois mil anos, as coisas ainda não mudaram muito nesse sentido. A grande maioria das pessoas ainda sofre da síndrome de Tomé, ou seja, só acredita no que se vê. Essa é a razão pela qual Jesus realizou muitos milagres. Entretanto, ela é motivo de preocupação e tristeza, pois está escrito que para ver a glória de Deus é necessário crer (Jo. 11: 40).

         Portanto, os efeitos milagrosos por si só não garantem a salvação, mas é a grande ferramenta que convence os incrédulos a despertarem para o caminho que leva a Deus. Porém, é importante que as pessoas, cujos corações se moveram para o despertamento, continuem se empenhando em conhecer a Deus através de Sua Palavra (Os. 4: 6). Veja o que Jesus disse para aqueles que haviam crido nele. Eis o texto:

     “... Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo. 8: 31-32).   

      Admitimos então que o milagre tem efeito de despertamento para a verdade. Mas o conhecimento dessa verdade depende de permanecer buscando e se tornar discípulo de Jesus, ou seja, aprendiz da lei divina. Por isso, a pessoa que almeja alcançar a perfeita comunhão com Deus não pode estagnar. Ela deve esquecer as coisas que ficaram para trás, e prosseguir para frente e para o alto visando conquistar o prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus (Fil. 2: 13-14).

       Devemos observar que a falta de busca do Espírito Santo enfraquece a unção que recebemos de Deus, deixando-nos vulneráveis ao engano. Tempos virão em que o inimigo também vai operar milagres com tamanha astúcia que só os verdadeiros ungidos do Senhor poderão discernir. Veja o vai acontecer nos dias vindouros quando a besta estiver em ação no mundo. Eis o texto:

      “Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens. Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu; ” (Ap. 13: 13-14). 

         Hoje, inúmeras pessoas baseiam sua fé exclusivamente nos milagres que viram. Quem assim procede, sem procurar desenvolver seus conhecimentos, certamente pode virar presa fácil do inimigo. Por isso, os cristãos que já têm bom conhecimento do poder de Deus, devem orar para que as pessoas fracas na fé abram os olhos do entendimento espiritual.

       Amigo, não se baseie apenas nos efeitos dos milagres que você viu. É preciso esforço para alcançar o pleno conhecimento do Senhor. Lembre que o mundo só vai estar bem quando os homens se empenhar nesse alvo. Veja o texto: “Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.” (Is. 11: 9).

       Que o Senhor te abençoe abundantemente.