Mensagem

Domínio Espiritual

MSG 239 = 12.5.2011

      Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser. Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua. ” (Lc. 4: 6-7).   
    

      A maioria dos cristãos ainda não foi ensinada sobre o verdadeiro destino do ser humano. Por isso muitos ainda se perguntam de onde viemos e para aonde vamos, numa clara indicação de que desconhecem a verdadeira situação espiritual do homem. As Escrituras mostram em detalhes os dois pontos extremos de nossa trajetória, mas para melhor compreensão é necessário considerar o lado espiritual da realidade sobre a criação do mundo. Deus é Espírito, e nos criou também como espírito. Alguns fatos de grande importância que alteraram o destino dos seres humanos ocorreram apenas no lado oculto ou espiritual de sua existência, e se não forem considerados em sua exata raiz, jamais poderão ser compreendidos. Entre esses, está a verdadeira posição que o homem exercia perante Deus antes do pecado.

       A Bíblia diz que o homem tinha a posição de querubim da guarda, ou seja, ele exercia o terceiro nível de responsabilidade na hierarquia universal. Porém, por ter se deixado levar pelo orgulho, corrompeu a obediência, e teve seu espírito jogado por terra (Gn. 3: 23, e Ez. 28: 14 a 17). Essa caída do espírito humano deu origem aos grandes sofrimentos que temos amargado desde os tempos do jardim do Éden. Ele perdeu a comunhão espiritual com Deus, e sua posição foi dada ao descendente da serpente, isto é, a satanás, que passou a reinar na parte espiritual do mundo (Veja Lc. 4: 5-6).

       O versículo que acima transcrevemos, mostra a tentativa do diabo para enganar Jesus, como tinha enganado a todos os homens até aquela data. Observe que ele se intitulava dono de todos os reinos do mundo, declarando que estes lhes foram entregues. É evidente que isso se referiu ao domínio sobre reino espiritual da terra. Mas, acuado pelo peso da autoridade de Jesus, e sabendo que não tinha condições para dominar sobre o Senhor, satanás propôs um acordo. Foi uma tentativa desesperada de manter seus domínios sobre os reinos da terra. Entretanto, pela primeira vez foi derrotado, já que Jesus, veio – como filho da mulher – para cumprir a sentença determinada no princípio da criação (Gn. 3: 14-15). Portanto, o Senhor tinha o domínio espiritual dado por Deus, e jamais poderia perder para o diabo. Isso foi mostrado posteriormente nas revelações do Apocalipse. Veja o texto:

      “Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo, ... : Vem! Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer. ” (Ap. 6: 1-2).

        É importante observar que o diabo manteve o reino espiritual da terra sob seus domínios, perseguindo o homem durante milhares de anos, sem que ninguém tivesse condições de passar pelo mundo sem ser enganado por ele, pois isso representava feri-lo na cabeça. Mas quando Jesus declarou a consumação de sua missão, o descendente da serpente acabava de ser derrotado (Ver Ap. 5: 5).

       Amigo, nunca se deixe enganar. O domínio do mundo espiritual que reina sobre nós hoje – na era da graça – pertence a Jesus Cristo. Veja sua declaração a João, o Apóstolo. Eis o texto:

      “.... Não temas; eu sou o primeiro e o último, e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno. ” (Ap. 1: 17-18). 

      Portanto, antes de Jesus as pessoas tinham uma visão temerosa do inimigo de nossas almas (Lc. 10: 17). Mas hoje, os que vivem na prática dos mandamentos contidos no evangelho não devem temer, pois o domínio espiritual conquistado por Jesus foi outorgado a cada cristão fiel. Veja o texto:

      Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano. ” (Lc. 10: 19).   

 

       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração