Mensagem

A Diferença

MSG 443 DE 6/5/2015

   Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos” (Lc. 22: 31-32
).
  

       Normalmente somos ensinados que Jesus viveu entre nós como qualquer outro homem comum. Em parte isso é verdade, desde que estejamos avaliando as coisas pelo lado meramente físico. Mas existe uma grande diferença quando passamos a considerar o lado espiritual. Nessa parte ele era muito superior a qualquer outro homem no mundo, e a razão disso era o fato de ter ele uma grande unção espiritual sustentada pela perfeita comunhão com Deus. Essa foi a diferença que capacitou o Senhor a ferir a cabeça do diabo, cumprindo a sentença determinada por Deus, ou seja, passar pelo mundo sem pecar uma só vez e sem ser enganado (Gn. 3: 15b).

       Os versículos reproduzidos acima deixam clara essa capacidade. Eles relatam o aviso de Jesus advertindo a Pedro de que o espírito satânico queria tentá-lo, deixando evidente que, mesmo sendo o maior enganador de todos os tempos, satanás não se atreveu a enganar Pedro sem primeiro pedir a Jesus. Ele teve de fazer isso porque Jesus tinha autoridade espiritual não só como Filho de Deus, mas também como homem no mundo. Essa autoridade se estende hoje a todos os cristãos que andam na presença do Senhor, e vivem na prática de sua Palavra (Lc. 10: 19 e I Jo. 5: 18)

         Assim, a partir do episódio do calvário, passou a existir uma diferença real na essência da vida daqueles que seguem a Cristo. Apesar de andarem misturados no mundo dos que não creem, eles são especiais aos olhos de Deus. Isso representa o cumprimento da promessa do Senhor ao primeiro povo separado para Ele. Veja o que Deus disse:

      
      “agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha. E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo. ” (Ex. 19: 5-6). 

         Essa promessa se cumpre sobre cada cristão, quando ele passa a vivenciar a prática do evangelho, e se torna parte integrante da igreja de Jesus, que se prepara para as bodas do Cordeiro (Ap. 19: 7). O cristão fiel muitas vezes é criticado aos olhos do mundo; mas tem autoridade espiritual e faz a diferença por ser precioso aos olhos de Deus. No livro de Atos dos apóstolos é relatado um ótimo exemplo disso. Alguns homens incrédulos tentaram libertar determinada pessoa, expulsando um demônio, em nome de Jesus a quem Paulo pregava. Não só não foram desobedecidos, como também apanharam e ficaram nús (At. 19: 13 e 16). Veja o que disse o espírito maligno. Eis o texto:


       “... Conheço a Jesus, e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois?” (At. 19: 15).

       Esse fato deixou claro que o inimigo de nossas almas pensa duas vezes quando se trata de atacar um verdadeiro discípulo de Jesus. Ele tem consciência da autoridade que existe sobre aqueles que seguem de perto os passos do Senhor. Na verdade, ele só entra na brecha quando seguimos a Jesus de longe, ou seja, quando deixamos falhas no cumprir da Palavra recebida (Lc. 22: 54). Essa é a razão pela qual fomos advertidos a vigiar e orar, adotando atitude prudente em nossas decisões (Mt. 10: 16).

       Amigo, se você ainda não crê nos ensinos de Jesus, medita um pouco e reveja seus conceitos. Mas se você já tem o privilégio de ter sido escolhido para o caminho da salvação, busque se edificar cada vez mais. Lembre que você foi chamado para ser a luz do mundo e o sal da terra (Mt. 5: 13- 14).

       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.