Mensagem

As Dez Virgens

MSG 259 = 21/9/2011

   Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo.  Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. ” Mt. 25: 1-2).

         Jesus fez essa comparação para mostrar o que vai acontecer no  dia de sua segunda vinda.  Ele sabia que, com o decorrer do tempo, muitas pessoas haveriam de duvidar da verdadeira existência de um mundo real, oculto aos nossos olhos, e por isso  comparava o mundo espiritual com as coisas mais simples que se conhecia na época. Essa é a razão de podermos hoje compreender o sentido de sua Palavra, e ver que ela se ajusta aos mínimos detalhes daquilo que foi considerado. 

       Nos versículos acima reproduzidos o Senhor se referiu ao comportamento das Igrejas cristãs, comparando-as com o de dez virgens que se preparam para o dia do casamento. Isso quer dizer que devemos viver um aprendizado constante de seus ensinos (Jo. 8: 31-32), e nos preparar a cada dia para esperá-lo. Na realidade esse é o quadro que vivemos hoje.  A igreja está composta de cristãos prudentes e imprudentes, e muitos são realmente como as virgens néscias. Não levam em conta os  imprevistos que podem acontecer, deixando assim de se prover do azeite para suas lâmpadas, que, no caso, é o empenho em buscar a unção do Espírito Santo, mediante a comunhão com Deus, vivendo com profundidade os ensinos de Jesus. 


      Um dos fatores que muito tem contribuído para isso é o alvo errado pregado por muitas denominações, ensinando a buscar as riquezas materiais, e deixando em segundo plano a busca da justiça divina. Essas lideranças praticam um claro descaso com as recomendações de Jesus. Veja o que ele disse, em relações às nossas necessidades materiais. Eis o texto:

      “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt. 6: 33). 

  
       Ele mostra o objetivo principal das igrejas cristãs. Com toda certeza,  as que contrariam o princípio, colocando em primeiro lugar as riquezas materiais, estão deixando de ser providas da unção de Deus. Elas representam as virgens néscias, e deverão ser surpreendidas com a necessidade de maior unção para esperar o noivo, no caso, o Senhor Jesus. É bom lembrar que quando sabemos da vontade do Senhor e deixamos de praticar, somos vistos por ele como iníquos (Tg.4:17), e vamos ser duramente rejeitados. Veja o texto:

       “Naquele dia muitos hão de dizer-me: Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?  Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. (Mt. 5: 22-23).

       É um grande engano achar que está fazendo a obra de Deus sem observar fielmente Seus mandamentos. Na parábola das dez virgens, Jesus mostrou que quem foi imprudente no cumprimento de sua Palavra, tardiamente descobriu a verdade, mas não pode entrar no reino eterno (Mt. 25: 11-12).  

       Agora amigos, meditem e julguem. O noivo, para o qual as igrejas se preparam ainda estar para vir. Portanto, temos a chance de nos corrigir, obedecendo com fidelidade às sábias Palavras de Cristo, e ser cheios da unção de Deus. Para quem não aceita ser enganado, Jesus ensinou uma maneira muito simples de agir, mostrando que uma árvore má não dá bons frutos (Mt. 7: 15 a 20). Examine, e veja se você tem sido ensinado a se encher do azeite, isto é, da unção de Deus. Se o Espírito Santo te mostrar que os frutos não têm sido bons, tome uma atitude enquanto é tempo. Não faça parte das virgens néscias, pois ainda está em tempo de participar da comunhão com as virgens prudentes. Veja o versículo abaixo:

      “Sai dela, povo meu, para não serdes participantes dos seus pecados, nem terdes parte nas suas pragas; ” (Ap. 19: 9).

       Evitar ser enganado e rejeitado no reino dos céus depende exclusivamente de cada um de nós, já que Deus nos recomenda a ser fortes e corajosos para tomarmos decisões certas quando isso se fizer necessário.

 

       Que o Senhor te abençoe e te guarde.