Mensagem

Deus Proverá

MSG 448 DE 10/6/2015

 “... Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos.” (Gn. 22: 7-8).


       No tempo atual, desfrutamos de vários privilégios perante Deus: O direito de alcançar a vida eterna; a possibilidade de visualizar um perfil de tudo o que vai acontecer até a volta de Jesus; uma visão generalizada da evolução do mundo até o fim dos tempos, e assim por diante. Mas normalmente não lembramos que, mesmo antes de Jesus, muitas pessoas fizeram grandes sacrifícios para que pudéssemos chegar até aqui. Esquecemos que elas eram dispostas a pagar um alto preço para deixar um legado de obediência, coragem e fé, como foi o caso de Abrão.

       Os versículos transcritos acima relatam a pergunta de Isac e a resposta de Abraão seu pai, quando caminhavam para o monte Moreá, onde Abraão deveria oferecer Isac em sacrifício a Deus. É de se imaginar como deve ter ficado o coração daquele pai no momento em que Isac fez essa pergunta, pois ele era filho único, ainda um garoto em tenra idade, provindo de um milagre, quando Abraão e sua mulher já eram velhos e não tinham mais condições de ter filhos. Mas em suaextrema obediência ao Senhor, Abraão o levava para oferecer em sacrifício  conforme Deus o havia pedido (Gn. 22: 2).  Porém, o pedido era uma prova, o sacrifício de Isac não se consumou, e Deus proveu realmente o cordeiro para o holocausto (Gn. 22: 12-13).

         Essa atitude de Abraão foi correspondida centenas de anos mais tarde, quando Deus enviou Seu único filho Jesus para se fazer homem entre nós e ser sacrificado em pagamento do que devíamos a Deus desde a rebelião de Adão e Eva. Nossa dívida para com o Senhor jamais o homem comum poderia pagar. Veja o texto da sentença:

      “Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais ... Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gn. 3: 14-15).

       Na prática, essa sentença que manda o filho da mulher ferir a cabeça da serpente, significa que o homem só retornaria à comunhão com Deus, quando conseguisse passar por esse mundo sem pecar. Isso foi totalmente impossível a qualquer ser humano, e por essa razão Deus nos proveu da presença de Seu Filho Jesus aqui na terra, para pagar pela nossa dívida (Is. 53: 5-6). Portanto, ao obedecer a Deus e ter a coragem de se dispor a sacrificar Isac, Abraão plantou a base para a nossa libertação através da vinda de Jesus (Rm. 4: 3).

       A provisão de Deus não ficou somente no cordeiro que apareceu para o holocausto naquele momento. Ela se estendeu de forma a permitir que hoje possamos restaurar o direito que perdemos no princípio da criação (Gn. 3: 22-23). Isso quer dizer que a vinda de Jesus ao mundo foi a mais sublime provisão de Deus em todos os tempos. Portanto, devemos entender que Deus é dono e senhor de todas as coisas, e é da vontade Dele prover as nossas necessidades (Mt. 7: 8 a 11).Entretanto, o pecado resultante da nossa desobediência em relação à Sua Palavra impede de sermos atendidos naquilo que precisamos. Veja o texto:

      “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” (Is. 59: 1-2).

     Amigo, Deus chama à existência até aquilo que não existe (Rm. 4: 17). Portanto, Ele pode nos prover de tudo o que pedimos, bastando para tal que venhamos a obedecê-Lo conforme Abraão o fez. Com certeza, por em prática o tipo de fé que ele pôs não é fácil; mas é compensador, porque Deus é fiel no cumprimento de suas promessas.

       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.