Mensagem

DEUS PEDE CONTAS

MSG 922 = 01/05/2023

      Deus estabeleceu Seu reino entre nós, com o propósito de nos resgatar das trevas para a luz (Ef. 1: 3). Esse reino é composto de forças espirituais alocadas nas regiões celestes, que influenciam nossa mente, levando-nos a descobrir a verdade. Antes dele, o mundo era alimentado espiritualmente pela mentira que vem do diabo (Jo. 8: 44). Portanto, o evangelho é o mandamento do reino de Deus, anunciado por Jesus, como sendo, o caminho pelo qual devemos seguir para alcançar a vida na eternidade (Jo. 14: 6). Jesus ensinou todos os detalhes desse caminho, da forma que Deus mandou, e por isso ele será anunciado em toda a terra antes sua volta, quando será examinado quem obedeceu ou não as Palavras nele contidas (Mt. 25: 31 a 34). Mas, antes disso milhões de pessoas vão morrer, interrompendo o tempo da obediência determinada. Assim, nessa oportunidade – que representa a grande transformação da vida física para a espiritual – Deus determina o destino de cada um, segundo o que consta no memorial estabelecido diante Dele (Ml. 3: 16). Por isso, antes de sua segunda vinda Jesus não julga aqueles que o desobedeceram. Mas no evento da morte Deus examina o que consta do memorial, para determinar se leva ou não para junto Dele, aquele que morreu e passou para a vida espiritual. Veja o que Jesus disse. Eis o texto:
       “E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; ... Quem me rejeitar ... já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia. Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, ... me deu mandamentos ... sobre o que hei de falar. (Jo. 12: 47-48-49).
       Ao anunciar o evangelho, o Senhor deixou claro tudo o que devemos fazer para alcançar a salvação. Portanto, todos os que morrem antes da vinda de Jesus têm o destino estabelecido diretamente por Deus, de acordo com o que obedeceu ou não do evangelho. As Escrituras mostram que, após a morte, Deus manda buscar a alma daqueles que O pertencem, ou seja, daqueles que têm Sua marca (Ef.4: 30). Isso deixa claro que a alma dos desobedientes, ou dos que não foram chamados, não é buscada pelos anjos do Senhor (Lc. 16: 22-23). Nessa situação, ela fica perdida na terra, e acaba sendo achada pelos anjos de satanás, que vigiam permanentemente buscando a quem possa tragar (I Pd. 5: 8 e Ap. 6: 8). É nessa oportunidade de escolha que Deus cumpre a advertência dada a Moisés. Veja o texto:
      “Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, disso lhe pedirei contas.” (Dt. 18: 18-19).
       Isso se traduz num grande peso de responsabilidade para aqueles que optam por pregar o evangelho, pois seu empenho em ensinar vai ter influência direta sobre a salvação de quem os ouvem, e Deus vai cobrar se houver negligência (Jr. 23: 1-2). Assim, de tudo o que aqui fazemos, a única conclusão que podemos chegar é a de que não devemos iludir a nós mesmos, achando que vamos para os céus sem cumprir os mandamentos de Jesus, pois a vida se resume em obedecer a Deus e ir para os céus; ou desobedecer e ir para o inferno.
       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                       Natanael de Souza