Mensagem

Deus nos valorizou

MSG 266 = 9/11/2011

Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: ... ; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados.” (Ez. 28: 13). 


       Uma das falhas que cometemos ao lidar com a Palavra de Deus é a tentativa de impor limites nas coisas que Ele fez. Essa falha leva a demonstrar menosprezo ao Seu poder (Nu. 11: 21-22). Normalmente quando referimos aos feitos do Criador, esquecemos de levar em conta Sua grandeza e perfeição em todas as obras, e isso tem induzido a erros graves no ensino do evangelho, levando a uma falsa interpretação da verdade. É comum às pessoas receberem a Palavra de quem prega, e não buscar meditar naquilo que ouviram, deixando assim de observar uma valiosa advertência de Deus para quem quer prosperar nos caminhos da verdade (Js. 1: 8). O resultado disso é a visão deficiente das revelações que o Senhor dá liberalmente àqueles que O buscam (Tg. 1: 5). Dessa forma, no momento em que surge a necessidade de confrontar uma situação real com a santa Palavra, muitos tomam por base aquilo que já ouviu de outra pessoa, e não consulta diretamente nas Escrituras, deixando de lado a advertência de que maldito é o homem que confia no outro, e aparta do Senhor o seu coração (Jr. 17: 5). Isso pode fazer inúmeras pessoas  desperdiçar a oportunidade de entrar na vida eterna.

       No versículo reproduzido acima, Deus revela detalhes preciosos das riquezas que foram concedidas ao homem no termino de sua criação. Nele o Senhor declara ter preparado cuidadosamente tudo o que era de melhor, tudo o que era de mais precioso, para o homem recém-criado. Nunca devemos deixar de considerar que, depois de Jesus, o homem foi o ser mais importante que Deus concebeu, mesmo porque sua finalidade é intermediar – na terra – entre o Senhor e o restante da criação (Ez. 28: 14).

       Entretanto, usando argumentos mal explicados, muitos têm adulterado esse texto precioso, tentando atribuir a um espírito inexistente naquele tempo, todas as honras e riquezas que Deus ofereceu ao homem recém-criado. Em sã consciência não dá para entender que a expressão “Estavas no Éden” se refira a satanás, já que ele só passou a existir após a sentença estabelecida por Deus, punindo a desobediência dos três personagens envolvidos no primeiro pecado, ou seja; Adão, Eva e a serpente (Gn. 3: 15). Portanto, é claro o entendimento de que, ao lamentar sobre o rei de Tiro, Deus o comparou com Adão e não com um inexistente anjo rebelde no reino dos céus. 

 Na verdade, quando cometemos esse erro de interpretação, valorizamos o diabo, e desvalorizamos a nós próprios, desprezando a expressão da vontade de Deus em nos conceder riqueza e abundância (Jo. 10: 10).  

      Amigo, em I João 2: 27, está escrito que a unção do Espírito Santo nos ensina todas as coisas. Portanto, não fique restrito às outras pessoas. Sem discutir opiniões, confere na Bíblia a interpretação da Palavra que você receber, porque é Deus quem te dá condições de entendê-la. Veja o que disse Jesus. Eis o texto:

      “Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim. ” (Jo. 6: 45). 

    
       Conferindo nas Escrituras, você está demonstrando que sua confiança está em Deus, acima de todas as coisas, e certamente Ele te abençoará (Jr. 17: 7).

 
       Que o Senhor te abençoe e te guarde do engano.