Mensagem

DEUS NOS GUIA

MSG 921 = 18/04/2023

     Provavelmente nunca paramos para pensar; mas o mundo é cheio de predadores espirituais, que atacam o homem, enganando e o levando à morte, sem que esse tenha forças para se livrar (Ef. 6: 12). São ministros de satanás que estão nas regiões celestes, e têm forças muito superior ao homem comum. É por isso que durante mais de quarenta séculos ninguém venceu o diabo – o espirito da serpente – e Deus teve que mandar Seu próprio Filho aqui para o vencer por nós (Ap. 5: 1 a 5). É para não ser espiritualmente tragados por esses predadores, que Deus sempre guiou aqueles que Nele confiam. Isso foi mostrado quando o povo de Israel caminhou quarenta anos pelo deserto, e não morreu de fome (Dt. 29: 5). Em nosso tempo, não é diferente. Aqueles que tem um coração reto para com Deus, continuam sendo guiados pelo Espírito Dele. Veja o que Jesus afirmou. Eis o texto:
         “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. (Jo. 16: 13).  
       Então, nós hoje, quando somos chamados pelo Senhor, temos a guia do Espírito Santo. Isso acontece porque Deus sabe que nos tornamos cegos do espírito desde a queda de Adão, e ainda estamos no caminho da recuperação da nossa condição original. Assim, essa cegueira espiritual é a razão de Deus nos guiar. Por isso, é importante que o cristão se empenhe na busca da comunhão com Deus, pois nos tornamos presas fáceis dos predadores satânicos quando não somos guiados pelo Espirito Santo.  É nítida a diferença na vida daquele que serve a Deus, ainda que em determinados momentos nos vem a impressão de que o ímpio leva vantagem (Ml. 3: 16). Muitos têm decaído por se deixar levar no momento em que a impressão falsa o influencia, pois ela é a brecha que as potestades satânicas esperam para nos derrubar (Mt. 4: 8-9). Quando isso acontece no pináculo do templo, ou seja, com o líder do grupo, satanás leva milhares de almas, que acompanham sua liderança. Essa é a razão de não dever confiar no homem, ainda que ele seja um líder dedicado. Veja o que Deus disse a esse respeito. Eis o texto:
      “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.” (Jr. 17: 5-6).
       A confiança no homem interrompe o curso de nossa comunhão com Deus, e nos afasta da presença de nosso guia, que é o Espirito Santo (2 Cr. 15: 2). Portanto, amigos, mesmo sendo guiados pelo Espírito Santo, precisamos vigiar e orar constantemente, pois o diabo espera oportunidades para entrar em nossa vida (1 Pd. 5: 8). É por isso que nosso foco tem de estar em Cristo, ou seja, no altar do Sacerdote eterno da humanidade, conforme Jesus ensinou (Jo. 4: 23-24). As Escrituras mostram vários exemplos de pessoas que, sem perceber, se afastaram de Deus, e entraram no engano do diabo, pois o Senhor não dá sua glória a outrem (Is. 42: 8). Isso quer dizer que, se somos guiados por Deus, temos que esperar Nele, custe o que custar. Muitos não resistem as provas, e acabam cedendo. Quando isso ocorre com líderes de grupos, o estrago é grande. Por isso, amigos, examine as Escrituras, e confiem naquilo que o Senhor promete, ainda que te pareça impossível, lembrando que Ele pode todas as coisas (Lc. 1: 37).
      Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                           Natanael de Souza