Mensagem

Deus é soberano

MSG 438 DE 25/3/2015

     “Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo e que produz a arma para o seu devido fim; também criei o assolador, para destruir. Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e o seu direito que de mim procede, diz o SENHOR.” (Is. 54: 16-17).    


       Quando estamos passando por certos tipos de tribulação muitos detalhes importantes daquilo que nos foi revelado são esquecidos. Isso provém das ações do inimigo que luta tentando assumir os domínios de nossos sentimentos. Surge daí a necessidade de adotar a leitura diária das Escrituras Sagradas como costume, pois é por esse meio que o Senhor reaviva Suas promessas em nossa mente, a fim de que possamos combater as astutas ciladas que tentam bloquear a fé e confiança no Deus da nossa salvação (Ef. 6: 10). Esse comportamento ajuda a estabelecer em nosso coração, a firme convicção de que Deus é o Criador de todas as coisas, e não existe nenhuma outra força semelhante (Is. 45: 6-7).


       Os versículos acima reproduzidos relatam a Palavra do Senhor, mostrando que tudo que existe no universo está sob Seus domínios, inclusive as potestades malignas que atuam a partir das regiões celestes (Ef. 6: 12).  Portanto, quando vivemos de acordo com os mandamentos do Senhor, o que nos parece impossível torna-se perfeitamente possível. Essa é a razão pela qual Jesus declarou que tudo é possível ao que crê (Mc. 9: 23). Isso quer dizer que vencer ou perder as batalhas na vida depende de cada indivíduo, ou seja, das decisões que ele toma, do esforço que ele faz e da coragem que ele tem, para viver segundo os mandamentos do Senhor, e enfrentar situações adversas.


       Devemos considerar que Deus vela para que Sua Palavra seja cumprida (Jr. 1: 12). Por isso, se temos a consciência de que estamos obedecendo plenamente Sua vontade, podemos aguardar pela providência da justiça divina todas as vezes que o inimigo sair contra nós. Veja o texto:


      “Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. O SENHOR fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença.” (Dt. 28: 1 e 7).


       Portanto, olhando para a soberania de Deus e para as promessas contidas em Sua Palavra, não é difícil entender que o servo fiel do Senhor jamais será derrotado. Sua vitória é uma questão de tempo, já que o tempo de Deus geralmente difere do nosso.


       Nos dias atuais as pressões e opressões aumentam assombrosamente. Tudo indica que estamos próximos ao início do tempo a que Jesus chamou de grande tribulação. Isso requer que cada cristão seja fortalecido na comunhão com Deus para superar os desafios que surgem, pois estamos chegando a um estágio da humanidade em que só vai vencer os que forem verdadeiramente ungidos de Deus. Por isso é importante a observação de cada detalhe da santa Palavra, já que em suas entrelinhas podemos encontrar revelações preciosas.  Veja o que o apóstolo Paulo recomendou a Timóteo:


      
      “Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina;...” (2 Tm. 4: 1-2-3). 

   
      
        Essa profecia está se cumprindo entre nós. Grande parte dos cristãos é ensinada a crer na sabedoria humana e menosprezar a unção do Espirito Santo (I Jo. 2: 27). Isso tem resultado em milhões de cristãos fracos e vulneráveis a ação do assolador, que manifesta através de enfermidades, destruição familiar, vícios que conduzem à morte e outros tipos de destruição, tudo pelo fato de não se levar a sério a soberania de Deus.


       Amigo, nunca esqueça que Deus é único, e não há outro semelhante a Ele (Is. 45: 22). As potestades malignas que atormentam o mundo tiveram inicio e vão ter fim. Mas o Deus que nos livra das armas que elas forjam jamais deixará de cumprir Suas promessas na vida daqueles que O buscam de todo o coração (Jr. 29: 13).


       Que o Senhor te abençoe e te guarde.