Mensagem

Deus é quem te Guarda

MSG 180 = 24/03/2010

      “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” (Sl. 127: 1).  

     
      Quase sempre preocupamos com muitas coisas da vida absolvendo nosso tempo, e não deixando espaço para que dediquemos atenção à Palavra de Deus. Essa situação se torna cada vez mais abrangente no mundo atual.  Normalmente sonhamos em construir uma família unida, feliz e próspera, para que, no fim de um tempo, possamos contemplar os frutos de nosso esforço. Em princípio esse sonho encontra apoio na vontade de Deus, pois as Escrituras Sagradas determinam que do suor do nosso rosto comeremos nosso pão até que tornemos à terra (Gn. 3: 19). Porém, os caminhos da vida não se regem apenas pelos princípios. No longo percurso que precisamos percorrer para alcançar o alvo, surgem muitos detalhes que, se não forem observados, podem comprometer todo o esforço realizado. Assim, para atingir um alvo proposto precisamos lutar contra várias adversidades. Nos dias atuais a maior delas vem através do mundo espiritual, e se caracteriza na tentativa do diabo em atrair o foco de nossa atenção para alvos falsos, levando-nos a deixar de lado as coisas de Deus. Ao falar das coisas que deveriam acontecer nos últimos tempos, Jesus nos advertiu disso, aconselhando-nos a vigiar para não cairmos em laços de aparência falsa (Ver Lc. 21: 34-35-36).

      O versículo acima reproduzido traz uma importante advertência a esse respeito. Ele declara que trabalhamos em vão quando deixamos de colocar Deus em primeiro plano sobre tudo que pretendemos realizar. É oportuno lembrar que Deus não tem parte em nenhum de nossos propósitos quando deixamos de colocar nossos planos diante Dele antes de partir para a execução daquilo que vamos fazer. Veja o texto:

     “... O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará. ” (2 Cr. 15: 2).

      Assim, orar a Deus e colocá-Lo na frente de nossas batalhas é de extrema importância, pois é o Seu Espírito quem nos guia no caminho da verdade, muitas vezes impedindo que venhamos a ser roubados ou destruídos pelo inimigo. Essa foi a atitude principal de todos aqueles que superaram grandes dificuldades, vencendo quando não tinham as mínimas condições de sucesso. Eles consultavam a Deus antes de partir para a execução de seus projetos (2 Sm. 2: 1). O Senhor os respondia, tornando possível o que era humanamente impossível. Mas isso só acontecia com quem vivia em fidelidade aos mandamentos. Os infiéis não tinham respostas (I Sm. 14: 37).

      Existe uma diferença substancial na vida de quem teme a Deus e de quem não teme. Não precisa ser muito sábio para verificar isso. Basta apenas crer que Deus existe, e dá o galardão àqueles que o buscam (Hb. 11: 6). Por isso, se queremos ver nossa família bem edificada, e nossa casa bem guardada, nunca devemos esquecer de que antes de tudo precisamos viver em fidelidade aos mandamentos do evangelho. O Senhor Jesus nos deixou promessas maravilhosas. Mas para que delas experimentemos é necessário que vivamos de acordo com seus ensinamentos. Veja o texto:

     “Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. ” (Hb. 10: 36).

       Não se engane. Lidar com Deus é algo muito sério. Está escrito que o homem colhe exatamente o que planta (Gl. 6: 7). Assim, quem procura ser íntegro e reto, pode esperar confiantemente no Senhor, porque vai ser ouvido na hora certa (Sl. 40: 1). Mas aquele que não atende às Suas Palavras, certamente terá dificuldades de receber o livramento na hora de suas angústias (Is. 8: 20-21-22).

      Portanto amigo, reserve um pouco de seu tempo para conhecer a lei divina. Procure praticá-la conforme aquilo que o Espírito Santo revelar em seu coração. Persevere nesse objetivo, e certamente você verá que não há impossíveis para Deus em todas as Suas promessas (Lc. 1: 37).

      Que as bênçãos do Senhor nosso Deus te alcancem.