Mensagem

Deus é fiel

MSG 031 – 01-08-2007

         “Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João. ” (Lc. 1: 13).

         O início da descrição desse texto relata que Zacarias e sua mulher eram irrepreensíveis diante de Deus, mas já estavam velhos e não tinham filhos(Veja Lc. 1:5 a 7). Naquele tempo, ter filhos era importante para um casal. A esterilidade em uma mulher era considerada como um tipo de maldição, pois ela se sentia humilhada perante as mulheres férteis (Veja I Sm. 1: 4 a 6). A Bíblia registra vários casos de casais que se sentiam inferiorizados por não terem filhos; entre eles o de Abraão que chegou a questionar com Deus essa situação quando recebeu a promessa de que seria abençoado (Veja Gn. 15: 2).

    Nossa intenção é focar aqui que Zacarias e sua mulher demonstravam um belo exemplo de fidelidade a Deus, pois apesar de terem passado o tempo da mocidade desejando um filho, e buscando em oração nesse sentido, aparentemente Deus não os havia atendido.

      Nos dias atuais, muitos de nós passamos por situações semelhantes a essa. Às vezes oramos, suplicamos, insistimos pedindo uma benção,  e parece que Deus não ouviu ou não quer nos abençoar. Não devemos pensar dessa forma, pois Ele ouve, e quer nos atender. Veja o que disse o Senhor Jesus:

     “Ora se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?” (Mt. 7:11).  

  
      No exemplo de Zacarias e sua mulher, vemos que mesmo diante da falta de resposta eles continuaram  servindo a Deus com fidelidade, e receberam a benção quando já parecia não haver mais condições. Isso confirma os ensinos do Senhor Jesus, declarando que é da vontade de Deus nos dar boas coisas quando pedimos. A Palavra diz que Deus é fiel, mesmo quando somos infiéis para com Ele (Veja 2 Tm. 2:13).

      Quando o anjo declara que a oração de Zacarias foi ouvida, fica evidente que o quesito considerado por Deus no coração daquele casal foi a fidelidade, já que os dois permaneceram servindo a Deus, mesmo não tendo a benção desejada. O texto mostra também que apesar de fiel, Zacarias não era um homem de fé, pois ele duvidou da notícia anunciada pelo anjo (Veja Lc. 1: 20).

      Na verdade, se confrontarmos a atitude do sacerdote Zacarias com a de Maria mãe de Jesus, percebemos que ela agiu muito diferente. Como uma jovem, de casamento marcado para data próxima, e vivendo a rígida disciplina familiar daquele tempo, sua reação foi de total obediência e submissão ao mandado de Deus (Veja Lc. 1:34 a 38). 
     
       É bom lembrar que Deus vê os nossos sentimentos, e sabe quando temos alguma virtude que O agrada (Veja 2 Cr. 16:9).  Portanto, se você pediu a Deus algo considerado bom aos olhos Dele, e ainda não recebeu, acredite que no tempo certo seu pedido virá. Lembra da atitude de Zacarias. Ele era fiel, apesar de meio incrédulo. Mas a benção veio, mesmo quando já parecia impossível. O nosso Deus é o mesmo Deus de Zacarias. Nele não há mudança, nem sombra de variação (Veja Tg. 1:17). Portanto, não desista. Confie, e verá a Sua fidelidade.

 
      Que Deus te abençoe sempre.