Mensagem

Deus dá o Livramento

MSG 102 = 10/12/2008

“... vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; ...” (Ex.3: 7-8).  

      O povo judeu se tornou escravo de Faraó do Egito, apesar de já ter conhecimento da aliança de Abraão, e de Deus já ter trazido à existência as doze tribos de Israel, concretizando a base do plano destinado a nos salvar. Quando tomamos os fatos do passado e comparamos com os que hoje acontecem, percebemos que de certa forma, a situação de uma boa parte dos cristãos no mundo atual é semelhante ao que aconteceu com aquele povo. Muitos de nós temos conhecimento da nova aliança firmada por Jesus (Mt. 26: 28), conhecemos as promessas que estão destinadas ao cristão fiel, mas nos tornarmos escravos dos faraós que ocultamente atuam através do mundo espiritual, e nos levam às situações de doença, miséria e destruição. Isso acontece, porque falhamos em praticar os mandamentos de Jesus no dia a dia da vida. É como construir uma casa com bases falsas, vulneráveis aos ventos e tempestades. Jesus nos advertiu disso. Veja o texto: 

     E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;  e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.”(Mt. 7: 26-27

     Mas ainda assim, a misericórdia permanece, e Deus nos concede o livramento quando clamamos. Da mesma forma que no Egito Deus operou e o povo foi liberto, também nós podemos ser libertos das potestades do mundo espiritual que atuam para destruir nossa vida. O livramento é uma promessa do Senhor. Veja o texto: 

      Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. ” (Jr. 29: 13). 

      Observe no primeiro texto que transcrevemos. O povo judeu clamou a Deus quando não suportava mais a escravidão dos egípcios, e foi plenamente atendido. Evidentemente, só aquele que teve fé e se sacrificou, conseguiu entrar na terra prometida. Mas Deus atendeu ao clamor deles. Precisamos entender que Deus nós dá a vitória, mas exige o sacrifício de nossa parte(Veja Sl. 50: 14), pois o seu próprio Filho deu a vida em sacrifício por nós, e é necessário que cada um leve a sua cruz(Mt. 16: 24). Desse princípio ninguém está isento. Mas com toda a certeza, é melhor levar a nossa cruz – que consiste na obediência aos mandamentos - do que ser escravo do inimigo. É por isso que Jesus nos deixou a seguinte advertência: 

     Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. ” (Mt.11: 29). 

     Se buscarmos de coração, Deus nos proporciona hoje o mesmo livramento que deu aos judeus depois de alguns séculos de escravidão.

      Portanto, amigo, se você se acha subjugado pelos faraós do mundo espiritual, que matam, roubam e destroem, clama a Deus de todo o seu coração, e certamente Ele te fará vencedor. Lembra que Jesus já pagou o preço principal da vitória, e te deu autoridade suficiente para vencê-los (Lc. 10: 19). O ingrediente necessário agora é tão somente a sua convicção de que a Palavra de Deus não volta para Ele vazia (Is. 55: 11), e que ela cumpre o objetivo para o qual foi mandada, operando acima de todas as potestades visíveis ou invisíveis (Cl. 1: 16). Fazendo isto, você chegará também ao reino da glória, que representa a nossa terra prometida nos dias atuais. 

     
Que as bênçãos do Senhor estejam em seu coração.