Mensagem

Determinação

MSG 073 = 21/05/2008

       

         “ Eu vos tenho falado estas coisas, para que tenhais paz em mim. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu tenho vencido o mundo. ” (Jo. 16: 33).

 

         Uma das características nítidas nos vencedores é a persistência. As Escrituras relatam vários casos em que pessoas só conseguiram vencer porque perseveraram na busca do objetivo desejado, mesmo correndo riscos de sofrerem algum tipo de dano ou represália. Foi o caso, por exemplo, do cego Bartimeu, que apesar de ser repreendido por algumas pessoas, insistiu em gritar para que Jesus o socorresse, e por isso foi curado de sua cegueira (Veja Mc. 10: 46 a 52). Não menos importante, foi a atitude daquela mulher que lutava a doze anos para se curar de um fluxo sanguíneo, e colocou em seu coração que, se tocasse na orla do vestido de Jesus, seria curada (Veja Mc. 5: 25 a 29). Esses dois casos de sucesso, que figuram entre vários outros, deixam claro que quando buscamos em Deus a solução de algum problema, devemos insistir e nunca admitir a impossibilidade.

         O texto que transcrevemos acima mostra que o Senhor Jesus não prometeu um “mar de rosas” para ninguém, enquanto estivermos vivendo nesse mundo. Muito pelo contrário, ele nos avisou que haveríamos de defrontar com lutas e aflições, e que não deveríamos desanimar diante disso, pois ele venceu e nele podemos ter paz, mesmo em meio às adversidades.

         Essa Palavra do Senhor confirma que a determinação em vencer, é o caminho mais acertado para aqueles que lutam com as aflições da vida. Se voltarmos aos personagens do velho testamento, vamos encontrar esse mesmo tipo de caráter em grandes homens ungidos por Deus. Veja a declaração de um deles:

         “ Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado,todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação .” (Hc. 3: 17-18).

         O profeta Habacuque, autor desse relato, viveu a aproximadamente 600 anos antes de Cristo. Mas a essência de sua declaração, a respeito da persistência, testifica com o que Jesus ensinou, mostrando que o caráter de Deus não muda.

         Muitas vezes, a simples observação dos fatos que nos envolvem, pode levar à convicção de que a maioria das tribulações de nossa vida tem raiz no mundo espiritual. Por isso, é necessário que venhamos a combatê-las espiritualmente, adotando os caminhos que o Senhor nos ensinou. Dentro desse raciocínio, a determinação de perseverar nos princípios do evangelho, ainda que alguns tentem nos convencer ao contrário, é a melhor forma de chegarmos à vitória. Veja o que ele declarou:

         “ De todos sereis odiados por causa do meu nome. Contudo, não se perderá um só fio de cabelo da vossa cabeça.É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma .” (Lc. 21: 17-18-19).

         Portanto, meu amigo ou minha amiga, não se deixe enganar. Busque colocar seus planos dentro dos mandamentos contidos nas Escrituras. Determine sua vitória, e persevere na Palavra da Verdade, conforme aquilo que o Espírito Santo tenha colocado em seu coração. Lembra que é Jesus quem prometeu sua vitória (Mc. 11: 24), e uma das chaves para que ela aconteça é sua determinação e perseverança. O inimigo sempre vai tentar te fazer desistir, porque essa é a função dele. Mas lembra dessa declaração:

         “ Mas nós não somos dos que retrocedem para perdição; mas dos que têm a fé para a salvação da alma” (Hb. 10: 39).

 

         Que o Espírito do Senhor fale melhor ao seu coração.

 

.