Mensagem

Detalhe de um Milagre

MSG 332 = 13/2/2013

              Jesus, tomando o cego pela mão, conduziu-o para fora da aldeia; cuspindo-lhe nos olhos, pôs as mãos sobre ele e perguntou-lhe: Vês alguma coisa? Este, elevando os olhos, respondeu: Vejo os homens, porque, como árvores, os percebo andando.” (Mc. 8: 23-24).   
  

       Ao ler os textos bíblicos é comum voltarmos atenção para os milagres feitos pelo Senhor Jesus, curando os enfermos e libertando os oprimidos. Mas devemos também observar que muitos desses milagres produziram múltiplos efeitos, não só testemunhando do poder do altíssimo, mas também prefigurando situações que hoje estão acontecendo com nós. Essa é uma das características do evangelho do Senhor. Ele é a Palavra Viva e eficaz, diferente de nossas palavras que, na maioria das vezes, passam ou se tornam obsoletas com o decorrer dos tempos.

       Os versículos reproduzidos acima relatam sobre a cura de um cego que levaram a Jesus nas proximidades da aldeia de Betsaida. Para curar esse cego Jesus procedeu de maneira completamente diferente do que costumava fazer. O texto declara que sua primeira atitude foi conduzi-lo para fora da aldeia, e após completar a cura recomendou-o a não entrar nela (Mc. 8: 26). Isso deixou a ideia de que aquele povoado gerava maldição para aquele homem.

       Mas um detalhe que nos chama muito a atenção  está no fato de Jesus ter operado essa cura em duas etapas, quando, normalmente, com apenas  uma ordem já haviam acontecido vários outros milagres semelhantes (Mc. 10: 52 e Mt.8: 13). Porém, no cego de Betsaida, mesmo Jesus ungindo os seus olhos, a cura não foi completa e o homem alegou que via as pessoas como árvores andando (Mc. 8: 24). Entretanto, numa segunda imposição de mãos, o que fora cego passou a ver longe e límpido (Mc. 8: 25).

       Os detalhes dessa cura prefiguraram algumas situações que estão acontecendo hoje em nosso meio. Muitos daqueles aos quais Jesus tem curado da cegueira espiritual, veem o evangelho de maneira deficiente, e precisam de um segundo toque do Senhor, já que a visão imperfeita os impede de receber a confirmação do Espírito Santo. Eles estão como o cego de Betsaida na primeira etapa da cura, ou seja, adquiriram apenas uma visão parcial da verdade, e se  não buscarem a visão límpida e perfeita, correm o risco de não alcançar a salvação. A segunda imposição de mãos sobre aquele cego o fez enxergar límpido e longe. O Senhor deixou claro aí que ele está disposto a nos curar de maneira completa, dependendo apenas de o buscarmos nesse sentido (Mt. 7: 7).

       Nos dias atuais, muitos irmãos sofrem por estar fracos no evangelho; e se estão assim é porque falta um segundo toque de Jesus em suas vidas. Muitos também estão no lugar errado, e falta fé para mudar a situação. Os cegos que creram verdadeiramente em Jesus foram curados pela sua própria fé, apenas com uma ordem do Senhor (Veja em Mc. 10: 48 e 52).

            Amigo, da mesma forma que o Espírito Santo trabalhou seu coração e te despertou para o evangelho, Ele quer também te dar direção certa para transpor qualquer monte de dificuldade que estiver oprimindo sua vida  (Jo. 16: 13). Portanto, se te falta fé para vencer, busque um segundo toque de Jesus, orando a Deus e expondo suas necessidades. Veja o que Ele nos manda fazer. Eis o texto:

     Eu, eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados me não lembro. Procura lembrar-me; entremos em juízo juntamente; apresenta as tuas razões, para que te possa justificar. ” (Is. 43: 25-26).    
  

       Que o Senhor te abençoe hoje, manhã e sempre.