Mensagem

DESVIOS DO CAMINHO

MSG 923 = 10/05/2023

       
      Ao dar instruções sobre os cuidados que Moisés deveria tomar, na condução do povo de Israel à terra prometida, Deus o recomendou para que não desviasse de seus caminhos nem para a direita, nem para a esquerda, a fim de que fosse bem sucedido (Dt. 5: 32-33). Portanto, Moisés estava avisado de que Deus não responderia pelo sucesso de sua jornada, se ele desviasse do caminho ordenado. Espiritualmente, nós hoje somos semelhantes. Precisamos obedecer ao Senhor, com fidelidade, cumprindo os mandamentos ensinados por Jesus, para alcançar a salvação de nosso espírito. Por isso, é primordial buscar entender com profundidade a Palavra do Senhor, que é revelada pelo Espírito Santo ao nosso coração, e ter a coragem de viver na prática daquilo que Ele nos ensinar (I Jo. 2: 27). Isso exige esforço de nossa parte, pois quem sabe o que Jesus mandou e não vive como tal, está o rejeitando e não terá sucesso no destino de sua alma (Mt. 11: 12). Veja o que ele disse. Eis o texto:
       “Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.” (Jo. 12: 48).
       O último dia significa o dia da nossa morte. É nessa oportunidade que Deus examina o que tem de nossa trajetória em seu livro, e manda nos recolher aos Seus celeiros se formos considerados como trigo, ou seja, se tivermos sido fiel às Suas ordens contidas nas Escrituras (Mt. 13: 24 a 30). Porém, aquele que soube da Palavra do Senhor e não a cumpriu, será considerado joio, e levado ao fogo. Isso significa que a alma do desobediente será lançada ao inferno, e ali ficará escravizada até o dia do juízo final, que está a mil anos em nossa frente (Ap. 20: 12 a 15). Portanto, a partir do momento que fomos evangelizados, desviar ou não dos caminhos do Senhor é de nossa inteira responsabilidade. Assim, uma vez chamados por Deus, através do Espírito Santo, o destino de nossa alma é nós que determinamos. Veja o que Deus disse para Moisés, quando instruiu o povo para entrar na terra prometida. Eis o texto:
      “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,” (Dt. 30: 19).
       Veja que desviar da Palavra do Senhor gera frutos espirituais amargos, não só para aquele que o faz, mas também para seus descendentes, pois o Senhor visita a iniquidade dos pais aos filhos até a quarta geração daqueles que O aborrecem (Ex. 20: 5-6). Portanto, pode até parecer ingenuidade deixar de lado nosso ego para cumprir os mandamentos de Jesus, mais de fato é a coisa mais importante que fazemos na vida, já que o tempo em vida corpórea é extremamente inferior ao que vamos passar em vida espiritual. Assim, o desvio de se cumprir a Palavra do Senhor traz grandes sofrimentos para aqueles que o fazem. Ele é a forte ferramenta do diabo, que oferece oportunidade todos os dias, com o fim de impedir que sejamos salvos. Talvez essa tenha sido a razão pela qual Deus indicou que as pessoas mais aptas para vencer a batalha no mundo são aquelas que são prudentes e valentes ao mesmo tempo. Porém o número delas é muito reduzido (Jz. 7: 4 a 7).
       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                    Natanael de Souza