Mensagem

Desvio da Palavra

MSG 503 = 27/07/2016

      “Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu Servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. ” (Js. 1: 7).

       Se queremos fazer corretamente o que Deus determinou, nunca devemos descuidar do exame continuo das Escrituras (Js. 1: 8). A Palavra do Senhor é viva, e se revela em nosso coração de acordo com o que o Espírito Santo nos concede (I Jo. 2: 27). Essa é a razão pela qual vemos um texto várias vezes e não percebemos seu verdadeiro sentido, já que isso só acontece quando Deus quer e não quando nós queremos. Mas no momento em que somos alcançados pela revelação do Senhor, passamos a compreender seus desígnios com maior profundidade.  Isso nos faz perceber muitos erros que cometemos.  As Escrituras mostram que o inimigo fica sempre por perto tentando tirar a Palavra que recebemos (I Pe. 5: 8). Por isso, muitas vezes deixamos de praticar detalhes importantes da vontade de Deus, sem perceber que estamos desviando de Seus retos caminhos. 

       O versículo acima transcrito faz parte das instruções que Deus deu a Josué, quando esse assumiu o comando das tribos de Israel. Um dos detalhes importantes que observamos nessas instruções é a recomendação para que Josué tivesse o cuidado de não se deixar desviar, nem para a direita e nem para a esquerda no cumprimento da lei dada a Moisés, pois o sucesso de sua liderança estava na dependência de sua retidão. Isso indicou que qualquer desvio o enfraqueceria diante do inimigo, como na verdade aconteceu no episódio da guerra contra a cidade de Aí, onde Israel foi derrotado por causa da desobediência de Acã (Js. 7: 1-4-5).

       Espelhando no registro das Escrituras, devemos levar em conta que, mesmo diante da evolução de muitas coisas, as instruções dadas a Josué permanecem plenamente vivas em nossos dias, pois elas fazem parte do caráter de Deus que não muda (Ml. 3: 6). Por isso, em nosso tempo quem se propõe obedecer e agradar a Deus, deve observar os detalhes contidos no evangelho de Jesus, pois, como o Filho, ele veio para aprimorar nossa conduta no que diz respeito à vontade do Pai. Veja o que Deus falou a Moisés:

      “Suscitar-lhes-ei um profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. De todo aquele que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, disso lhe pedirei contas. ” (Dt. 18: 18-19).   

       Como vemos, Deus declarou que a partir do tempo em que essa promessa se cumprisse, estaríamos recebendo novas ordens Dele por meio de Jesus. Isso quer dizer que podemos espelhar na fé dos personagens do Velho Testamento, tomando-a como exemplo de nossa postura, porém, sem jamais deixar de cumprir os mandamentos da Nova Aliança. É imprescindível considerar que os grandes personagens do tempo antigo eram apenas servos, enquanto Jesus era o próprio Filho. Aliás, essa foi a condição básica que permitiu Jesus passar pelo mundo sem pecar, e cumprir a sentença determinada por Deus para restaurar o domínio do reino que nos foi dado desde o princípio da criação (Gn. 3: 15b - Ap. 1: 18 e Mt. 25: 34).

       O desvio no cumprimento da santa Palavra é uma das estratégias que o diabo usa para impedir nossa posse no reino dessa terra quando Jesus aqui voltar. Veja como ele tentou fazer isso com o Senhor no deserto. Eis o texto:

      “Então o levou a Jerusalém, o colocou sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito para te guardarem, e: Eles te susterão nas suas mãos, Para não tropeçares em alguma pedra.  Respondeu-lhe Jesus: Dito está que não tentarás o Senhor teu Deus.” (Lc. 4: 9 a 12).    

       Esse texto mostra que satanás tentou enganar a Jesus, desviando a Palavra de Deus para uma interpretação falsa. Com certeza ele continua ainda hoje tentando aplicar o mesmo golpe sobre todos os cristãos, principalmente naqueles que lideram grandes grupos. 

       Portanto amigo, busque aceitar os mandamentos de Jesus integralmente, decidido a obedecê-los ainda que você não esteja entendendo no momento. A obediência irrestrita e sem questionamentos é o caminho que leva o poder de Deus a revelar a verdade em nossos corações (2 Re. 5: 12-13-14).

       Que o Senhor te abençoe abundantemente.