Mensagem

DESTINO DO JOIO

MSG 522 = 21/12/2016

      “Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro. ” (Mt. 13: 30).   

       Vivemos num tempo onde muitos se dizem cristãos, mas não se sacrificam para obedecer a Jesus e viver de acordo com os seus mandamentos. Eles falsificam a Palavra do Senhor, tentando adaptá-la aos seus próprios interesses (2 Tm. 4: 3-4). Com isso, conseguem usar muitas pessoas que foram verdadeiramente chamadas pelo Senhor, para alcançarem a salvação. Jesus previu que isso iria acontecer com o evangelho ao longo do tempo, e explicando aos discípulos, através de parábola, os comparou ao joio plantado pelo inimigo nos campos de trigo (Mt. 13: 24-25-26). Ele declarou que esse joio só vai ser separado do trigo quando chegar o tempo da colheita, isto é, por ocasião de sua volta quando todos serão julgados (Mt. 25: 31 a 46).    
    
    Os versículos acima relatam a explicação sobre o que vai acontecer com aqueles que forem considerados joios. O texto mostra que o joio será queimado, mas o trigo recolhido ao celeiro do Senhor. Precisamos então entender o que, em nossos dias, representa o joio, para que venhamos a evitar enganos que podem nos conduzir a caminhos fatais. Antes de retornar aos céus o Senhor mostrou grande preocupação com aqueles que viriam a professar falsamente a sua Palavra. Denominando-os de falsos profetas, ele nos advertiu de que esses haveriam de enganar a muitos (Mt. 24: 4-5). Em outras Palavras, Jesus se referia ao joio nos campos do trigo. Portanto, aqueles que se dizem cristãos, mas falsificam os sentidos verdadeiros das Sagradas Escrituras, com toda a certeza, é o joio citado na parábola do Senhor. Seu destino é diferente do destino dos cristãos verdadeiramente fiéis. Veja o que disse Jesus a esse respeito:

      “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade. ” (Mt. 7: 22-23).   

       Esse texto deixa claro que Jesus aqui falava sobre um certo tipo de pessoas que, apesar de ter conhecido a verdade, não a quiseram obedecer. Evidentemente é uma referência aos falsos profetas que, como vemos, representam o joio no meio do trigo. É bom lembrar que o cristão não é visto como trigo por causa da posição que exerce ou do dinheiro que tem; mas por causa de sua obediência, fidelidade e perseverança perante o Senhor da Salvação (Ap. 2: 10 e Lc. 21: 19). Jesus nos advertiu de que o reino de Deus é tomado por esforço (Mt. 11: 12). Esse esforço é o sacrifício que fazemos para deixar os costumes do mundo e cumprir a Palavra do Senhor. Portanto, fica evidente que o trigo é o cristão que se esforça nesse sentido, independente de possuir ou não bens materiais, mesmo porque a maior riqueza do tempo do cristianismo é espiritual e não física. Veja o texto:

      “Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões penetram e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consomem, e onde os ladrões não penetram nem roubam; porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. ” (Mt. 6: 19-20-21).  

       O joio não pensa assim. Mesmo contradizendo as Palavras de Jesus ele tenta se justificar apontando textos que nada tem a ver com a realidade cristã de nossos dias. Essa é uma questão muito perigosa, pois foi exatamente por esse caminho que satanás tentou enganar Jesus (Mt. 4: 5-6). Certamente essa é uma das razões pelas quais Jesus nos recomendou para vigiar e orar, a fim de evitar a tentação.

       Amigo, hoje parece tudo igual. Mas haverá uma diferença entre aquele que realmente serve a Deus, e aquele que mascara a Sua Palavra, distorcendo o verdadeiro objetivo dela. Veja o que disse Deus a respeito de Jesus. Eis o texto:

      “De todo aquele que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, disso lhe pedirei contas. ” (Dt. 18: 19).   

       Portanto, não se iluda. O destino do joio é ser queimado (1 Co. 3: 13); mas o do trigo é tomar posse daquilo que Deus preparou desde o princípio do mundo (Mt. 25: 33-34).
 
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.