Mensagem

DESCANSO DA ALMA

MSG 531 = 22/2/2017

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. ” (Mt. 11: 29).   

       Deus criou o ser humano com perfeita capacidade para perceber as coisas nas dimensões do mundo físico e espiritual (Gn. 1: 31). Entretanto, a impudência o levou a perder a percepção da parte que diz respeito ao espírito (Ez. 28: 15). Analisando a trajetória humana a partir de suas raízes, facilmente sentimos a superioridade da dimensão do mundo espiritual, que se tornou oculta à percepção humana. Por isso, apesar de viver um processo de evolução, o ser humano ainda é cego do espírito, e fica   vulnerável aos domínios de um mundo que ele não vê. Dessa forma, quando não conhecemos os desígnios de Deus, ficamos perdidos no deserto da vida, e acabamos subjugados pelo espirito da antiga serpente, que nos obriga a agir segundo sua vontade. A ação dele se processa em nosso sentimento, e quase sempre somos impotentes para impedir que isso aconteça. A vinda de Jesus teve por objetivo interferir nesse mundo que é oculto para nós, curando espiritualmente o homem da cegueira em que ele se encontra (Is. 53: 4-5).

       O versículo acima transcrito relata o convite de Jesus para que o homem saia do jugo satânico e tome o jugo que ele, como Filho de Deus, trouxe ao mundo. Isso significa que a partir da vitória do Senhor no calvário, passamos a poder optar se permanecemos escravizados pelo inimigo de nossa alma, ou se preferimos assumir o compromisso de aceitar o jugo de Jesus, que na verdade representa viver na prática da justiça divina. As palavras do Senhor contidas nesse texto prometem que, se aceitarmos seu convite, encontraremos descanso para nossa alma. Elas dão a ideia de que Deus tem um local onde vamos poder descansar das lutas dessa vida. Essa promessa é declarada literalmente no evangelho. Veja o texto:

      “Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas. Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, ... ” (Hb. 4: 9-10-11).   
 
       O descanso espiritual diz respeito à condição em que vamos continuar após a morte. Jesus fez o convite para aceitarmos seu jugo, porque ele tem a perfeita visão da trajetória de nossa existência. Mas o alcance desse descanso depende de decidirmos abandonar o jugo do espírito satânico, que domina os costumes do mundo, e aceitar o jugo de Jesus.  Na maioria das vezes a cegueira espiritual tenta impedir essa decisão, visto que ela foi provocada pelo espírito satânico, com o propósito de nos enganar em vida, para nos escravizar após a morte (Gn. 3: 4-5 e Lc. 16: 22-23-24).   Portanto, é importante aceitar o convite do Senhor, e passar a viver segundo os seus mandamentos, pois isso nos permite ter a certeza de que não iremos ser escravizados quando o evento da morte nos alcançar. Veja o que disse o apóstolo Paulo a esse respeito. Eis o texto:

      “Segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado, antes com toda a ousadia, como sempre, assim agora Cristo será engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. Pois para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” (Fp. 1: 20-21).

       Paulo mostrou que aqueles que vivem pelo jugo de Jesus, adquirem perfeita consciência de seu destino, e não teme a morte. Em nossos dias o convite de Jesus está espalhado por toda a terra, e em muitas regiões do mundo o anticristo já dominou totalmente, proibindo a oferta desse convite. Isso deixa clara a grande luta dele para manter as pessoas enganadas sem poder sair do seu jugo pesado.

       Amigo, se você está cansado desse mundo de mentiras e decepções, saiba que nem tudo está perdido. Aceite o convite de Jesus, pois ele te acolherá, e renovará sua vida com a certeza da vitória. Veja o que ele te garante. Eis o texto:
      “...Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. ” (Jo. 8: 12).  

 
       Que o Senhor te abençoe e te guarde, que ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te dê a paz.