Mensagem

Dedicação

MSG 029 = 18-07-2007

          ”E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. ” (Jr. 29:13).

          
       Esse texto trás uma importante advertência para aqueles que querem receber uma benção de Deus. Ele mostra um detalhe significativo do caráter de Deus, que deve ser observado por todos que crêem, e esperam nas providencias do Senhor. Através do profeta Jeremias Deus declara que quando o buscamos, poderemos achá-lo. Mas exige, no entanto, uma condição especial: QUE O BUSQUEMOS DE TODO O NOSSO CORAÇÃO.

          Em vários textos bíblicos, falando sobre promessas de bênçãos, pode ser notada a necessidade de usarmos postura especial quando tratamos com Deus. É clara e visível a exigência de dedicarmos atenção especial à vontade de Deus, a partir do momento em que passamos a conhecer a sua Palavra. Nossas orações só são respondidas se fizermos a vontade de Deus, em sua plenitude. Com toda a certeza, foi por esse motivo que o Senhor Jesus nos ensinou a respeito do reino de Deus, com o seguinte conselho:

          “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas.” (Mt.6:33).

          É bom lembrar que Deus é onisciente, e sabe de tudo o que ouvimos a respeito de sua vontade. Por isso, quando sabemos os mandamentos do evangelho e deixamos de praticar, nossa oração não tem resposta.

         
        Esse detalhe do caráter de Deus é observado no trato com os homens do passado. Uma referência bem nítida da expressão desse caráter do Criador pode ser notada no que aconteceu com Acazias, rei de Judá que viveu por volta do ano 760 a.C. As Escrituras registram que ele fez o que era reto para com Deus, porém, não com inteireza de coração (2 Cr. 25:1-2). Isto quer dizer que ele sabia da vontade de Deus, praticava parte dos mandamentos, mas não cumpria tudo. Reinou vinte e nove anos, mas teve muitas derrotas originadas por decisões erradas, que não tinham o respaldo da mão de Deus (2 Cr. 25: 6 a 13),

          Fatos semelhantes aos que aconteceram com Amazias, e outros reis que agiram da mesma forma, acontecem com muitos de nós cristãos de hoje. Às vezes até podemos reinar por muitos anos, mas por não praticar a Palavra de Deus com inteireza de coração, surgem vários tipos de problemas, que não raras vezes nos conduz a derrotas.

         
        A razão de esses fatos surgirem é única e exclusivamente porque fomos imprudentes, não colocando a obediência à vontade de Deus nas decisões que tomamos. Portanto, estar atento ao que Deus nos mandou fazer é de suma importância para nosso sucesso (Veja Dt. 28: 1).

          Podemos também observar a vida daqueles que foram verdadeiramente fiéis, dedicados, e entraram para a história como exemplos de sucesso. Ainda no tempo do antigo testamento, as Escrituras mostram que Davi foi um homem segundo o coração de Deus (Veja At. 13:22). Ao examinarmos os registros, vemos que Davi confiava inteiramente no Senhor, e essa confiança fez ele se tornar um homem valente e destemido. Veja o texto de suas declarações:

          “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança. Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo. Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha.” (Sl. 27:1 a 5).

          A razão do sucesso de Davi era a dedicação, e a consequente intimidade que ele tinha com Deus. Portanto, o mais importante ingrediente para a nossa vitória física, espiritual e financeira, é a intimidade que podemos adquirir com Deus, se dermos ouvidos às Palavras do Evangelho (Veja Mt. 7: 24-25).

Que o Deus a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.