Mensagem

Decisão de Deus

MSG 433 DE 11/2/2015

    “Ora, Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía, nem entrava.Então, disse o SENHOR a Josué: Olha, entreguei na tua mão Jericó, o seu rei e os seus valentes.”(Js. 6: 1-2).



       Muitas vezes a Palavra que vem de Deus para nós difere do sentido que a usamos aqui na terra. Isso acontece pelo fato de sermos humanos, cheios de limitações e falhas. Por isso, devemos buscar o conhecimento do Senhor (Os. 6: 6), a fim de que possamos considera-Lo em Seu devido lugar e reconhecer nossa pequenez diante Dele, pois em muitos casos corremos o risco de perder a benção já determinada, por incompreensão de Sua santa Palavra. O detalhe que abordamos aqui faz parte da importante decisão de Deus transmitida a Josué a respeito da tomada de Jericó.

       Os versículos acima reproduzem as Palavras ditas por Deus a Josué. Nelas o Senhor disse que havia ENTREGADO em suas mãos, o rei de Jericó e seus valentes. Mas aos olhos do mundo a cidade de Jericó estava lá em pé, e o rei com seu exército em pleno gozo de seu reinado. Essa forma pela qual Deus expressou deixa claro que quando somos servos do Senhor, Ele decide antes de nós o que devemos fazer. Mostra também que o comando de tudo que acontece aqui, está nas mãos Dele, e crendo ou não nós o que Ele decide vai acontecer e ninguém pode fugir. Devemos então entender que a partir do momento de Sua decisão, o fato está consumado, mesmo porque Seus planos jamais poderão falhar (Jó 42: 1-2).  A concretização de Sua decisão na dimensão física aqui na terra torna-se então mera questão de tempo.

       As Escrituras Sagradas mostram muitas coisas sérias que já foram decididas por Deus, e fatalmente aconteceram e outras que ainda estão por acontecer.  Entre essas estão as grandes tribulações do final dos tempos, reveladas pelo profeta Isaías e confirmadas por Jesus ao apóstolo João (Is. 24: 17 a 23 e Ap. 6: 12 a 17). Essas tribulações que vão causar um grande impacto na terra estão decididas por Deus de forma semelhante à decisão do fim da cidade de Jericó.

      
       Entretanto, é importante lembrar que mesmo em meio às tribulações Deus poupa aqueles que são fiéis e que O temem. O exemplo foi dado na batalha de Jericó. A ordem era para exterminar tudo o que havia na cidade. Mas inspirado por Deus Josué mandou poupar a prostituta Raabe e sua família, pelo fato de haver ela demonstrado temor e solidariedade para com os espias judeus mandados àquela cidade anteriormente (Js. 2: 6 a 11).  Portanto, podemos concluir hoje que o Senhor valoriza o principio de solidariedade, independente de religião (Js. 6: 17 e Lc. 10: 30 a 37). Por isso, devemos não só praticar, como também ensinar nossos filhos a serem solidários com o povo que sofre por causa da Palavra de Deus.

      
       A decisão de Deus sobre os acontecimentos que vão afetar a terra é um fato consumado. Seu acontecimento é uma questão de tempo. Mas quem praticar atos que agradam a Deus poderá alcançar grandes livramentos quando vier o dia mau. A grande tribulação que está determinada alcançará toda a terra através de acontecimentos catastróficos que os recursos humanos não poderão controlar. Ela representa a mão de Deus tirando aos poucos os recursos naturais que deu ao homem no princípio da criação, e que esse não soube preservar. Entretanto, Deus promete oferecer salvação até o fim para aquele que demonstrar temor e se arrepender de seus pecados. Veja o texto:

       “O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o SENHOR tem dito, e nos restantes que o SENHOR chamar.” (Joel 2: 31-32)  

      
       Amigo, se você é um chamado do Senhor, nunca desista de fazer sua parte. Semeia a Palavra de Deus ao mundo por todos os meios que estiver ao seu alcance, pois você pode contribuir para que muitas almas sejam salvas. Veja otexto:

      
      “Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados. Muito pode a súplica fervorosa do justo.” (Tg. 5: 16).


        Que o Senhor te abençoe e te guarde.