Mensagem

Crescimento Espiritual

MSG 394 DE 22.4.2014

            ”Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.” (Ef. 4: 15-16).  
  

       Na visão natural das coisas, todos sabem que nosso corpo é composto de vários membros com diferentes funções, e que o comando de tudo o que fazemos tem origem na cabeça. Dessa forma, para que o corpo tenha vida plena, é primordial que ele venha a obedecer corretamente as orientações que dela recebe.   A igreja cristã tem exatamente esse formato e está sendo edificada sobre a pedra da fé que existe no coração de cada seguidor de Cristo (Mt. 16: 18). No tempo atual estamos em fase de aprendizado, mas chegará o dia em que ela se encontrará nos céus com seu edificador (Ap. 19: 7).

 
       Os versículos que reproduzimos acima relatam a orientação do apóstolo Paulo a esse respeito, advertindo de que devemos crescer no conhecimento e prática do evangelho. Tratando do assunto em dimensão espiritual, o texto mostra que a Igreja do Senhor deve buscar um ajuste de seus membros mediante a cooperação de cada parte, para que possa ser edificada em amor. Considerando que em nossos dias o conceito de amor é extremamente deturpado, transcrevemos abaixo seu verdadeiro significado, segundo a definição do evangelho. Eis o texto:

 
      O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;  não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (2 Co. 13: 4 a 7).

 
       O texto base reproduzido no início desta mensagem deixa claro que o crescimento espiritual do cristão é imprescindível, e que o sentimento de seu coração deve se basear no amor como aqui foi descrito. Isso mostra que não é fácil ser um cristão verdadeiro no mundo de hoje, onde o diabo atua intensamente roubando, matando e destruindo. A situação real do mundo em que vivemos demonstra claramente as condições profetizadas por Jesus advertindo de que a porta é estreita e o caminho é apertado para entrar na vida eterna (Mt. 7: 14).

 
       O verdadeiro crescimento do cristão exige fé e renúncia. Fé porque precisamos ter plantada em nosso coração a certeza de que a postura recomendada pelo evangelho é o melhor caminho; e renúncia porque o mundo oferece fartas e falsas opções enganosas para impedir que cresçamos em estatura espiritual diante de Deus. Essa foi também a razão pela qual Jesus declarou que muitos são chamados e poucos escolhidos (Mt. 22: 14).

 
       Os frequentadores das Igrejas deveriam estar conscientes de seu verdadeiro papel como juntas que auxiliam no funcionamento dos membros de um corpo, pois na verdade só chegará à presença do Senhor aquele que se dispuser a esforçar para alcançar o reino de Deus. Veja o que disse Jesus. Eis o texto:

       “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.” (Mt. 11: 12).

 
       O esforço a que Jesus se refere diz respeito à renúncia