Mensagem

Crer em Jesus

MSG 058 = 07/2/2008

        “...Ide e anunciai a João o que vistes e ouvistes: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres, anuncia-se-lhes o evangelho. E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço. ” (Lc. 7:22-23).

       A notícia da ressurreição do filho da viúva de Naim havia percorrido por várias regiões, e João Batista, no deserto da Judéia, mandou mensageiro a Jesus para perguntar se era ele o Messias ou se devia esperar outro (Lc. 7: 17-18-19). Através dos milagres feitos por Jesus, João sentia que a promessa de Deus a respeito do grande Salvador estava se concretizando. Mas pediu uma confirmação textual da boca do Senhor, e a resposta foi dada conforme lemos nos versículos acima transcritos. Veja que o Senhor não respondeu conforme o pedido de João. Mas mandou que fossem observados os milagres que, através dele, Deus estava realizando.

       Mesmo estando em carne e osso diante dos mensageiros de João, Jesus fez questão de ser identificado através dos frutos de seu ministério. Essa maneira de reconhecer a verdade, não só foi praticada por ele, como também foi ministrada para nós, como precaução contra os enganos. Veja o texto:

       “Acautelai-vos dos falsos profetas,... Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.” (Mt. 7: 15-16-17). 

       Curas, libertações e ensino do evangelho, foram julgados como a evidência mais segura de se demonstrar o poder de Deus. Por isso, para se precaver contra os enganos e as falsas profecias largamente difundidos hoje, devemos seguir esse caminho, não acreditando apenas no que se ouve, mas examinando se os eventos apontados pelo Senhor acontecem. É bom levar em conta que Jesus não mudou, e nem mudará (Veja Hb. 13: 8). 

       Outro aspecto importante no versículo que transcrevemos inicialmente, é a declaração onde Jesus, adverte que: “bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço”. Essa resposta, dada a João Batista de forma severa, confirma o que, posteriormente foi revelado a respeito de Jesus, no livro do apocalipse, mostrando que sua vitória foi predeterminada por Deus antes que ele se fizesse homem aqui na terra. Veja o texto relatando a visão do apóstolo João:

       “Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer.” (Ap. 6: 2). 

       O exame desses textos leva à conclusão de que o caminho mais seguro para o ser humano é o que nos foi ensinado pelo Senhor Jesus. Observe que além da predeterminação da vitória, ele trouxe o arco, como sinal de aliança para nossa salvação (Veja Hb. 12: 24); e recebeu a coroa do reinado eterno (Veja Lc. 1: 33). Daí, a advertência sobre o risco que corre quem o considerar como pedra de tropeço, pois a ele foi dado todo o poder nos céus e na terra.

       Portanto, meu amigo, seja qual for a dificuldade que estiver diante de você, creia que Jesus tem poder para transformar sua situação. Se assim você fizer, sua vitória será questão de alguns dias, pois diante do rei eterno as forças do mal não haverão de prevalecer (Veja Mt. 16: 18).

            Que o Senhor te guarde em todos os momentos.

.