Mensagem

Confie em Deus

MSG 041 = 10/10/2007

         “ Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. ”Pv.3: 5).

       
       Todos nós temos tendência a resolver as coisas segundo nossa própria capacidade, sem considerar, na prática, que é Deus quem nos dá a vida. As Escrituras Sagradas mostram que, por mais sábios que julgamos ser, não somos auto-suficientes, pois tudo o que acontece no plano físico de nossas vidas, está subordinado ao plano espiritual. 

        Por isso, aquele que quiser ser bem-sucedido, deve buscar forças em Deus. É necessário considerar que nossa avaliação das coisas nem sempre coincide com a de Deus. Veja o texto:

        “...os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. ”(Veja Is. 55: 8-9).

         Muitas vezes a razão principal do fracasso de nossos planos, é o fato de omitirmos em submeter nossas decisões previamente a Deus. As Escrituras mostram que existe muito mais possibilidade de vitória, quando lavamos nossos projetos a apreciação de Deus, pois os planos Dele não falham(Veja Jó 42:2).

        Esse tipo de submissão foi a postura que ocasionou sucesso a muitos heróis da fé, diante de lutas mais severas do que as que enfrentamos hoje. Nos relatos bíblicos é comum encontrar grandes homens de fé consultando a Deus antes de partir para a luta. Todas as vezes que assim fizeram se tornaram vencedores (Veja I Sm 23:2-4-10-12). Quando confiamos em nossa própria sabedoria, aumentamos muito mais a possibilidade de erro, porque ficamos vulneráveis a ação do inimigo de nossas almas. Veja o que disse o apóstolo Tiago:

       
      “Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. ” (Tg. 4: 13 e 15). 

        Essa expressão “se o Senhor quiser” indica que devemos submeter nossas decisões a Deus. Isto porque Deus nos considera pretensiosos e arrogantes quando executamos nossos planos sem primeiro colocar diante Dele em oração(Veja Tg. 4: 16-17). 

        É preciso levar em conta que nosso relacionamento com Deus deve ser mais profundo e mais sério que o trato com os homens. Ele sabe que somos imperfeitos. Mas Ele atenta para quem tem um coração sincero. Observe na oração de Davi: “Bem sei, meu Deus, que tu provas os corações e que da sinceridade te agradas;....”(I Cr. 20:17).

        Portanto fica aqui uma sugestão simples, mas que pode fazer a diferença. Coloque seus planos diante de Deus antes de executá-los. Considere o Senhor como soberano em todas as coisas. Veja o que escreveu Salomão, inspirado por Deus, e tido como o rei mais sábio e mais rico de sua época:

       “Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição. Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranqüilo e sem temor do mal. ” (Pv. 1: 32-33). 

 


          Que o Deus a quem servimos possa abençoar todos os dias