Mensagem

Confiar na Palavra

MSDG 009 = 01-03-2007

           “Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se lhes as redes.... E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique. ” (Lucas 5:5-6-7)

          Confiança na Palavra de Deus é a chave para o sucesso do cristão. Pedro estava acostumado a pescar, e sabia que não havia peixes. Mas isso era a sua visão humana. No momento em que ele confiou e obedeceu, aconteceu o que parecia impossível.

          Fatos semelhantes acontecem com nós hoje. Às vezes lutamos para resolver um problema, empregando nosso conhecimento, e não conseguimos resultados.  Se não crermos em Jesus, com certeza vamos desistir. Mas se cremos, podemos obter solução mediante a fé. Foi o que aconteceu com Pedro. Confiando na Palavra de Jesus, voltou a lançar as redes, e se surpreendeu com o resultado.

          Os milagres daquela época não ocorreram por acaso. Deus os fez acontecer para que hoje possamos olhar para eles e aprender agir pela fé. Quando conhecemos o Evangelho e não agimos pela fé, somos vistos por Deus como soberbos. Veja a revelação através do profeta: “Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé. ” (Habacuque 2:4).

          Ao exigir que o justo viva pela fé, Deus quer mostrar que nossas possibilidades são ilimitadas quando cumprimos a vontade divina.   Jesus ensinou essa verdade também, quando curou um jovem lunático. Os discípulos não haviam conseguido expulsar o demônio que se apossava daquele jovem. Quando Jesus se aproximou do pai daquele garoto houve o seguinte diálogo: “Perguntou Jesus ao pai do menino: Há quanto tempo isto lhe sucede? Desde a infância, respondeu; …. Mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê. ” (Mc. 9:21-22-23).

          Normalmente não percebemos, mas dúvida semelhante à do pai daquele jovem sempre surge em nosso coração nos momentos das adversidades. Mesmo tendo ouvido o evangelho, na hora de colocar a fé em prática não obtemos resultados porque muitas vezes, em nosso íntimo, está a pergunta: será que eu posso? Quando pensamos assim, já estamos fora da fé (Veja Fil. 4:13).

          Observe a resposta que Jesus deu ao pai do garoto: Tudo é possível ao que crê. Jesus não disse que só Ele podia libertar o garoto. Ele fez uma declaração de poder ilimitado para qualquer pessoa que crê.

          Eis aí o motivo pelo qual houve o milagre da pescaria. Pedro não só obedeceu a Palavra, mas também creu. Em outra ocasião (Mt. 14:28-29) ele demonstrou que confiava em Jesus.

          No momento em que formos considerados justos aos olhos de Deus, o que era impossível se torna possível. Isto porque nos enquadramos no caráter de Deus revelado através do profeta Hanani,que diz: “... quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele;....”(II Cr. 16:9)

          Portanto, se tivermos uma grande fé, é bom. Mas ainda que ela seja pequenina como um grão de mostarda, podemos provocar milagres. Basta que, no momento de nossa ação, estejamos em perfeita sintonia com a vontade de Deus.

           Que Deus te abençoe abundantemente