Mensagem

Comunhão com Deus

MSG 526 - 18/1/2017

       A maioria das pessoas sonham em ter muito dinheiro, e até são levadas a pensar que isso é a maior benção. Mas a riqueza mais importante que podemos possuir é a comunhão com Deus (Mt. 6: 20). Na verdade, ter recurso para comprar tudo o que precisamos é muito gratificante. Porém, quando adquirimos uma posição muito confortável, entramos numa tendência de nos afastar da ligação com o Criador. Por isso, em muitos casos, a existência do conforto acaba se tornando laço enganoso (I Tm. 6: 9). Portanto, a atitude que devemos ter permanentemente é a de manter nosso foco em Deus e esperar dele todas as coisas (Is. 64: 4). Veja a recomendação de Deus para Josué. Eis o texto: 

     “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. “ (Js. 1: 8).

       Como sucessor de Moisés, sem nenhuma experiência de comando, e tendo a incumbência de fazer o numeroso povo de Israel entrar na terra prometida, certamente Josué se sentia temeroso. Mas a tarefa que lhe foi dada era um propósito divino, e o próprio Deus o instruiu. O texto acima transcrito reproduz a instrução direta do Senhor para Josué. Ao mandar que meditasse continuamente no livro da Lei, Deus estava indicando que essa era a forma mais eficaz de estar em comunhão com Ele. Em nossos dias o conteúdo do livro da Lei foi acrescido do evangelho de Jesus, e temos que passar por ele para ir a Deus (Jo. 14: 6). Entretanto, o ensinamento que foi dado a Josué permanece. Essa é a razão pela qual o apóstolo Paulo nos mandou orar sem cessar (I Ts. 5: 17).

       O resultado de nossa comunhão com Deus vem através de vários tipos de bênçãos, cujos sinais compete a nós perceber. A partir do momento que começamos a buscar a comunhão com o Senhor, precisamos crer em nosso coração que ele está nos abençoando. É essa fé que move a mão de Deus em nosso favor. Veja o que disse Jesus:

      “... Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco. “ (Mc. 11: 22-23-24).  

       Uma autêntica demonstração de fé ao entrar em comunhão com o Senhor é vista no texto que relata sobre a oração feita pelo profeta Elias. As Escrituras dizem que, Elias subiu ao Monte Carmelo a fim de orar para Deus mandar chuva, já que o reino de Israel amargava uma seca de três anos e meio (Tg. 5: 17).  O texto relata que o profeta começou a orar e mandou que seu moço olhasse para ver se aparecia algum sinal de chuva (I Re. 18: 43). Em princípio o moço foi e voltou dizendo que não se via o menor sinal. Mas Elias o ordenou que assim fizesse por sete vezes. Na sétima vez o moço voltou com a seguinte notícia:

      “ .... Eu vi subindo do mar uma nuvem pequena, do tamanho da mão de um homem…” (I Re. 18: 44).

       A formação desse pequeno sinal, foi o bastante para Elias concluir que Deus estava respondendo sua oração, e em pouco tempo a chuva desceu abundantemente (I Re. 18: 45).

       Nosso relacionamento com Deus exige atenção. É grande o número de pessoas que são respondidas em suas orações, mas perdem a benção por não dar atenção ao sinal da resposta. Precisamos atentar para o fato de que nem sempre a benção vem exatamente como pedimos. Isso porque Deus pode responder de forma diferente, para que não venhamos a ser prejudicados no futuro (Pv. 10: 22 e Is. 55: 8).

       Amigo, siga os ensinos de Jesus. Se sua oração está sendo feita dentro dos princípios da justiça divina, creia que você já está recebendo; pois, como está escrito, o justo viverá pela fé. Eis o texto: “ todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. ” (Hb. 10: 38).
 
       Que o Senhor te abençoe e te guarde.