Mensagem

Combata o medo

MSG 174 = 03/02/2010

       “Escava no vale, folga na sua força e sai ao encontro dos armados. Ri-se do temor e não se espanta; e não torna atrás por causa da espada. ” (Jó 39: 21-22)  

    
       Houve um tempo em que os filhos de Israel desobedeceram aos mandamentos de Deus, e por isso se enfraqueceram. Passaram a ser afrontados constantemente por outros povos que saqueavam todo o fruto de seu trabalho (Jz. 6: 1 a 5). Clamaram então ao Senhor, e Deus escolheu a Gideão para livrá-los de seus opressores. Gideão era o menor da família mais pobre da tribo de Manasses, e ficou espantado ao se defrontar com um anjo de Deus mandando que ele se levantasse para organizar um exército com esse objetivo (Jz. 6: 15).  Porém, quando começou a tomar as atitudes que Deus havia mandado, viu surgir um poderoso grupo de homens sob seu comando, dispostos a guerrear contra os inimigos os dominavam. Mas dentre esses homens, Deus resolveu selecionar os melhores, sem levar em conta a redução do grupo. Assim, os primeiros a serem excluídos, pela ordem do Senhor, foram os tímidos e medrosos. Essa exclusão afastou 22.000 homens de um grupo de 32.000 (Jz. 7: 3). As Escrituras mostram, através desse texto, que a porcentagem de medrosos entre o povo de Deus é muito elevada.  Portanto, devemos ter em mente que o medo entre os cristãos deve ser combatido, pois, com toda certeza, ele é o fator principal que impede muitos filhos de Deus de avançar para o alvo não só na conquista de muitos sucessos, mas também da vida eterna. 

      No versículo acima reproduzido Deus descreve para Jó a coragem do cavalo de guerra, usado no tempo antigo nos combates entre os exércitos.  O Senhor se agrada ao descrever que, mesmo possuindo o instinto de defesa, o animal confia na força que tem, e parte ferozmente na direção do inimigo, mostrando que não teme e não retroage por causa da espada. Esse é o tipo de atitude requerida por Deus em cada cristão que, através do novo nascimento (Jo. 3: 3), foi chamado para vencer a batalha no mundo e conquistar a vida na eternidade. Veja o texto:

     todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.” (Hb. 10: 38).  

      Observem que Davi, pela fé, tomava atitudes extremas, demonstrando grande coragem, e Deus sempre correspondeu à sua expectativa, levando-o até mesmo vencer sozinho um terrível inimigo que desafiava as tropas do exército de Israel (I Sm. 17: 45).  Quando somos dirigidos pelo Espírito Santo, e cremos que o poder de Deus está em nós, não temos motivos para temer diante das ameaças e demandas dos inimigos, no mundo físico, ou no mundo espiritual.  Nas Escrituras Sagradas, nada foi escrito por acaso. Se Deus mostrou para Jó que o destemor de um cavalo O agrada, é de se imaginar então que o ser humano corajoso tem muito mais aprovação diante dos olhos do Senhor

      Inúmeras vezes Ele tem advertido para que não venhamos a temer daqueles que falsamente parecem ser poderosos, ou tentam nos destruir.  Por isso, nunca devemos esquecer, nem duvidar de que é Ele Quem nos dá a vitória e nos sustenta diante de tudo e de todos. Veja o texto:

     não temas, porque eu sou contigo; não te espantes, porque eu sou o teu Deus. Fortalecer-te-ei, ajudar-te-ei e sustentar-te-ei com a destra da minha justiça. ” (Is. 41: 10).

      Quando tomamos atitude para combater qualquer tipo de medo que nos assalta o coração, estamos indicando para Deus que cremos nas Suas promessas. Mas para que isso aconteça é necessário que venhamos a dar o primeiro passo, mostrando que queremos viver pela fé.

      Portanto amigo, creia que o Senhor é contigo, e que acima Dele não há outro deus (Is. 45: 5). É evidente que não procuramos o mal; mas não devemos ter medo se ele aparecer. Quando andamos em fidelidade a Cristo, o impossível se torna perfeitamente possível (Mc. 9: 23). Assim, se queremos ser salvos; se queremos vencer e não ser vencidos; se queremos ser cabeça e não cauda, temos de ouvir atentamente, e tomar atitudes sobre o que diz a Palavra de Deus (Dt. 28: 1 e 13).


      Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e te dê a paz.