Mensagem

Caminho de Volta

MSG 140 = 22/07/2009

       

  “... Eu sou o caminho e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. ” (Jo. 14: 6).  

      Fomos concebidos à imagem e semelhança de Deus, e ungidos para reinar sobre toda a criação. Mas, enganados por uma mentira, pecamos e fomos cortados do contato com o Criador. Esse fracasso nos deixou subjugados aos domínios do inimigo, que a partir do mundo espiritual, gera todos os tipos de dores morais e físicas. Portanto, fomos roubados em nossos privilégios perante  Deus, e provocamos a existência da destruição e da morte(Jo. 10: 10). Por isso, perdido no mundo e à mercê de um destruidor que opera invisível e poderosamente, o ser humano se arrasta em busca de restaurar a posição espiritual que o pertence, desde o tempo de Adão (Ver Gn. 4: 26).

      Ao longo dos séculos Deus tem mostrado sua misericórdia, evoluindo gradativamente o retorno de Sua comunhão para com nós. Levantou homens fiéis, como foi o caso de Abrão. Estabeleceu aliança de fidelidade com ele e seus filhos, revelando que no futuro retornaremos à posição original. Mas a maior e mais bela revelação da providencia divina que já tivemos até hoje, foi o Senhor Jesus em sua primeira vinda. Através dele passamos a conhecer os principais detalhes do caminho que temos ainda a percorrer até o completo retorno à presença do Criador.

      No versículo que acima transcrevemos Jesus confirma o objetivo de Deus ao enviá-lo na forma de homem para viver entre nós. Ao se declarar como o caminho, ele testifica que somente através de seus ensinos poderemos chegar a Deus

      Chamamos a atenção para o fato de que esse caminho não é algo tão simples como muitas vezes tem sido ensinado às pessoas. Desde tempos antigos Deus trata com nós por meio de alianças, e hoje não é diferente. Uma aliança envolve dois aspectos básicos, como sendo deveres e obrigações de ambos os lados. Portanto, se queremos ser salvos através de Jesus, temos também de cumprir com fidelidade os seus mandamentos. Se não fizermos dessa forma, certamente não chegaremos ao destino sonhado. No mundo espiritual, as pedras no caminho dos cristãos são inúmeras. Por isso, os termos da aliança de compromisso com os mandamentos do Senhor têm de ser praticados em todos os detalhes, mesmo porque Deus só se compromete com aqueles que O buscam de coração. (Ver Jr. 29: 13).

      É clara a indicação de que só retornará para Deus, ou seja, só será salvo, aquele que tirar do coração a capa representada pela prática das imundices condenadas pelas Escrituras em nossa maneira de viver. Veja o texto:

     “... haverá bom caminho, caminho que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele, pois será somente para o seu povo; quem quer que por ele caminhe não errará, nem mesmo o louco. ” (Is. 35: 8).

      Advertindo sobre a contaminação espiritual, Jesus definiu a imundice humana, mostrando que maus pensamentos, furtos, homicídios, adultérios, prostituição, falsos testemunhos e blasfêmias, nos tornam imundos perante os olhos de Deus (Mt. 15: 18-19-20). Mas ensinou também que através dele podemos ser libertos desses entraves, já que é da vontade de Deus nos conceder o perdão, quando aceitamos a Sua Palavra. Veja o texto: 

     Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã. ” (Is. 1: 18).

      Portanto, amigo, quando nos dispomos a buscar solução em Deus, não importa a gravidade ou o tamanho do pecado que tenhamos cometido. Ele é fiel e justo para perdoar, mesmo porque o Seu Filho já pagou por nós na cruz do calvário (Ver Is. 53: 5).  

      Que o Senhor te abençoe e te guarde.