Mensagem

BUSCANDO A SALVAÇÃO

MSG 941 = 03/10/2023

         O alvo mais importante para qualquer pessoa na terra, é a volta do espírito a Deus (Ecl. 12: 7). Mas, para alcançar vitória nessa busca, é necessário aprender o evangelho, e viver na prática dele (Jo. 14: 5). Isso só acontece quando usamos nosso livre arbítrio, e aceitamos Jesus como nosso único e exclusivo Salvador. É a partir daí que entramos no aprendizado do evangelho, devendo nele permanecer como discípulos do Senhor. Esse é o caminho para conhecer a vontade de Deus, e assim poder viver em obediência ao Senhor  (Jo. 8: 31-32). É o processo pelo qual todos os humanos devem passar, para não ser condenado à segunda morte, - a morte do espírito - no julgamento dos mortos que acontecerá no Juízo Final. Querendo ou não, todos haverão de passar por esse último juízo de Deus, onde vai ser definido quem irá viver eternamente, e quem vai ser condenado. Nessa última hipótese, o espírito da pessoa perde a condição de ser a imagem e semelhança de Deus, e passa a ser um verme no fogo eterno (Ap. 20: 14-15).  Deus, em sua infinita bondade e sabedoria, não interfere em nossa decisão, mas oferece todos os meios para que ela seja tomada com total consciência de nossa vontade. O cristianismo é a fase em que tomamos conhecimento de todos os planos do Senhor, e definimos se, no futuro, vamos para a eternidade, ou se vamos dar fim à nossa existência com a segunda morte. Nesse último caso, perdemos o privilégio de ser imagem e semelhança do Criador, e passamos a ser um simples verme queimando no fogo eterno. Por isso, para que não sejamos enganados, o Senhor coloca em nós todos os recursos que possibilita a escolha plena, sem a possibilidade de ninguém enganar. No tempo em que vivemos, estamos passando por um processo de capacitação em que ninguém pode nos enganar. É o propósito do Senhor de inscrever Sua vontade em nosso próprio coração. Veja o que disse Deus, através do profeta, antes mesmo de Jesus anunciar o evangelho. Eis o texto:

      “Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” (Jr. 31: 33).   

       Esse propósito de Deus está sendo executado em nosso tempo, e será levado a todas as pessoas, dando a opção de conhecer a vontade do Senhor, se aceitar fazer aliança com ele, conforme é ofertado (Mt. 28: 19-20). É a Nova Aliança, firmada no sangue de Jesus, e muito superior a antiga que dependia da obediência à Lei de Moisés. Nessa aliança cada ser humano é chamado individualmente. Quem aceita o evangelho, parte para as etapas que leva a conquistar o alvo, ou seja, vencer os obstáculos pela fé e a convicção de que as promessas do Senhor, para o gozo eterno são verdadeiras. Veja o que disse o apóstolo Paulo, já no final de seus dias na terra. Eis o texto:

      “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fp. 3: 13-14).

       As afirmações de Paulo confirmam que, mesmo depois ter sido tocado pelo Espírito Santo, o caminho para a salvação é como a conquista de um prêmio, pelo qual abandonamos tudo que o mundo oferece, pois é a sublime vocação de Deus em Cristo Jesus. É o tesouro que ninguém nos pode roubar e nada no mundo se compara a ele (Mt. 6: 20).

      Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                             Natanael de Souza