Mensagem

BONS OLHOS

MSG 556 = 15/08/2017

O alto nível de violência desse mundo incentiva a avaliar as pessoas pelo lado mau. Entretanto, examinando as coisas pela raiz, vemos que todo ser humano, traz em si a imagem e semelhança de Deus. Ela não foi retirada do homem, mas apenas encoberta pelo pecado. Mas, Jesus ensinou estratégias que neutralizar nossas ações erradas, pois elas só interessam ao inimigo.  Portanto, observando seus ensinos, podemos adotar a maneira certa de ver as coisas. Tudo depende de nosso esforço em pôr em prática a Palavra do Senhor. Ele comparou nossos olhos a uma lâmpada, que permite ver e avaliar os fatos. Veja o texto: 

     “São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas. “ (Lc. 11: 34).  

      Jesus compara nossos olhos a um canal de informações que nos permite observar os defeitos ou virtudes das pessoas. Ele mostra que quando consideramos o outro de forma positiva, nosso corpo irradia energia luminosa; e quando o fazemos inversamente provocamos a geração de trevas. Isso quer dizer que nos aproximamos da luz de Deus quando geramos a forma positiva; e alimentamos os interesses do inimigo quando permitimos a negativa.  As Escrituras declaram que o espírito do homem é a lâmpada do Senhor (Pv. 20: 27). Portanto, quando olhamos as pessoas com bons olhos, acendemos a lâmpada que chama a atenção de Deus para nos achar (Ver 2 Cr. 16: 9).  

       Considerando que todas as pessoas, até mesmo aquelas que cometeram os mais graves pecados, trazem consigo a herança de Deus, e cientes de que é da vontade do Senhor que todas sejam salvas, não devemos, portanto, ir de encontro à vontade do Criador. É Ele quem vai julgar a todos e dar a cada um segundo suas obras (I Tm. 2: 4 e Jr. 17: 10).

       Jesus deu o exemplo pouco antes expirar na cruz do calvário. Ele tinha tudo para rejeitar o pedido daquele ladrão que foi crucificado ao seu lado. Os pecados que aquele homem eram gravíssimos. Mas ainda assim Jesus o olhou com bons olhos e perdoou. Veja o diálogo entre ele e o ladrão. Eis o texto:

      “E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. “ (Lc. 23: 42-43).

       É impressionante o fruto dos bons olhos que Jesus teve para com aquele ladrão, no exato momento em que consumava sua missão na terra, conquistando para nós a possibilidade de chegar plenamente à salvação. Até aquele instante, ninguém tinha a salvação plena, mesmo os que andaram nos retos caminhos do Senhor. Alcançavam apenas o seio de Abrão (Lc. 16: 22-23). Portanto, lá se achavam grandes homens como Isaías, Moisés, Elias e outros, que viveram em estrita obediência a Deus. Mas aquele ladrão como o primeiro a morrer após consumada a vitória de Jesus, foi o primeiro a alcançar a salvação plena diante de Deus. Jesus havia profetizado algo nesse sentido. Veja o texto:

      “Assim os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos. “ (Mt. 20: 16).

       Se isso acontecesse entre nós aqui na terra, certamente nos julgaríamos prejudicados (Mt. 20: 11-12). Mas aconteceu entre seres de adiantado conhecimento espiritual, e aqueles servos do Senhor aguardam no seio de Abraão até o dia determinado por Deus. Veja como eles vão se expressar quando satanás for derrubado para a terra, depois de perder a batalha para o Arcanjo Miguel.  Eis a o texto da profecia dada ao apóstolo João:  

      “... Agora, veio a salvação, o poder, o  reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. “ (Ap. 12: 10).     

      A Bíblia diz que o conteúdo desse texto será proclamado por uma grande voz no céu, e tudo indica que ela faz referência àqueles que morreram na fidelidade a Deus antes da vitória de Jesus.   

       Amigo, analise o resultado de Jesus ter olhado com bons olhos para o ladrão da cruz. O ladrão foi o primeiro a ser salvo, quando grandes servos de Deus continuam no seio de Abraão, aguardando os propósitos divinos, mas nem por isso reclamaram. Isso é a obediência quase perfeita aos propósitos de Deus. Por isso, o caminho que devemos seguir é olhar com bons olhos para as pessoas ao nosso redor, como Jesus recomendou.

       Que o Deus a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                           Natanael de Souza