Mensagem

Bem-Sucedido (2)

MSG 498 = 21/6/2016

Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. ” (Js. 1: 8).    

       O homem foi criado para reinar perante Deus como guardião de todas as coisas da terra, e para isso recebeu a unção de querubim da guarda (Ez. 28: 14). Por isso, em seu coração ainda persiste o desejo natural de conquistar boas posições, já que os dons e a vocação dados por Deus tem caráter irrevogável (Rm. 8: 29). Entretanto, para que venhamos alcançar nossos desejos, é necessário agir com fidelidade e obediência à vontade do Criador (Dt. 28: 1). Essa é a razão pela qual devemos procurar conhecer os detalhes da vontade de Deus, e obedecê-lo, quando fazemos questão de não ser derrotados.

       O texto acima reproduzido mostra a instrução que Deus deu a Josué, no momento em que ele deixava de ser auxiliar de Moisés para assumir o pesado encargo de levar o povo de Israel para entrar na terra da promessa. A instrução era simples e objetiva, como sendo: Meditar continuamente naquilo que Deus já havia revelado a Moisés.

       Procedendo com fidelidade ao mandado de Deus, Josué não só reinou sobre a multidão de que conduziu, mas também a orientou no reto cumprimento da vontade do Senhor. É interessante observar que a escolha de Deus sempre recai sobre aquele que crê, e não tem medo de tomar atitudes, ainda que seja simplesmente pela fé, ou seja, além das razões humanas. Antes de ser levantado para substituir Moisés, Josué havia demonstrado esse tipo de atitude quando foi mandado espiar a terra prometida. No desempenho do encargo de Espia, entre os doze representantes de tribos, somente ele e Calebe creram que Deus lhes daria a vitória diante de uma situação humanamente impossível de ser vencida. Veja o que eles disseram ao povo amedrontado pelos outros dez incrédulos e medrosos. Eis o texto: 

      Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos porá nesta terra e no-la dará, terra que mana leite e melTão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo desta terra, ... (Nu. 14: 8-9).  

       No desenrolar das lutas surgidas em sua gestão, a fé de Josué provocou verdadeiros prodígios. Um deles foi aquele onde ele ordenou que o sol parasse nos céus, para dar tempo de vencer a batalha contra os amorreus, e assim aconteceu (Js. 10: 12-13). Com muita propriedade, a história de sucesso de Josué é um dos mais fortes testemunhos de que realmente Deus honra aos que O honram (I Sm. 2: 30); e que não existem limites para quem crê e obedece a vontade do Senhor. 

       Em nossos dias a possibilidade de ser bem-sucedido é ainda muito maior, pois a Palavra do Senhor é revelada diretamente no coração daqueles que creem, pela unção do Espírito Santo, bastando para tal que sejamos obedientes e perseverantes (I Jo. 2: 27). Jesus confirmou isso com palavras bem simples. Veja o texto: 

    Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. ” (Jo. 15:7) 

       Amigo, a vitória pertence àqueles que confiam e perseveram na Palavra de Deus. Nunca se deixe influenciar por aparentes dificuldades, pois tudo é possível ao que crê. Se Josué não tivesse obedecido, lendo as Escrituras e meditando nelas, certamente suas palavras não teriam efeito.  Mas ele fez como Deus mandou, foi bem-sucedido, e morreu em ditosa velhice (Jz. 2: 8).

      Que o Senhor te abençoe e te guarde; que o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e te dê a paz.