Mensagem

BATSIMO ESPIRITUAL

MSG 954 de 09/01/2024

      Grande parte dos cristãos não acreditam no batismo com o Espírito Santo, e até menosprezam aqueles que acreditam. Eles consideram parcialmente as Escrituras, deixando de observar muitos detalhes significativos da vontade de Deus. Eles não consideram que Deus relaciona conosco por meio de alianças, onde de um lado cumprimos a sua Palavra, e de outro ele responde com as bençãos prometidas (Hb. 10: 36). Eles omitem o fato de que, para alcançar a salvação, é necessário viver em uma nova aliança com Jesus, onde a vontade de   Deus é inscrita em nosso coração (Jr. 31: 31-32). Firmamos nossa parte com o Senhor, quando batizamos nas águas; e ele responde se fomos aceitos, quando recebemos o batismo com o Espírito Santo, ficando evidente que houve os dois sinais. Um de nossa parte, e outro da parte do Senhor (Mt. 3: 11 e At. 19: 3 a 6). Portanto, quando aceitamos a Jesus, o Espírito Santo nos convence, tocando em nós, perdoando pecados, mudando nosso senso crítico, e capacitando-nos com talentos de unção para entender as Escrituras (Mt. 25: 14-15). Porém, a aliança só está completa quando ele traz sobre nós o poder do alto, evidenciando o batismo com o sinal de línguas estranhas. Isto prefigura o sinal dado por Deus, quando tirou do Espírito de Moisés, e colocou sobre os setenta anciãos escolhidos, e todos profetizaram (Nm. 11: 24-25-26). Jesus seguiu o mesmo princípio, quando – antes de ascenção – recomendou os discípulos que ficassem na cidade até que fossem revestidos com o poder do alto. Eis o texto:

       “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. E levou-os fora, até betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu.” (Lc. 24: 49-50-51).

       Aqueles discípulos já haviam sido tocados pelo Espírito Santo (Jo. 20: 21-22-23). Entretanto, não tinham ainda sido revestidos com o poder do alto. Isso deixa evidente que é o batismo com o Espírito Santo que completa a nova aliança na vida daquele que quer ser seguidor de Cristo (Ef. 1: 16-17-18). Portanto, uma pessoa pode até exercer a vida cristã sem buscar o batismo com o Espírito Santo. Mas nesse caso, ela está capacitada para entender a vontade de Deus, mas não tem uma aliança completa com o Senhor, e está vulnerável aos ataques das potestades malignas, por não ter o revestimento do poder do alto. Portanto, no cristianismo, só tem uma aliança completa com Deus, aquele que recebe o batismo com o Espirito Santo, ou seja, a marca espiritual indicativa de que Deus aceitou sua profissão de fé. Isso faz uma grande diferença quando somos postos diante das provações, e nossa obra tem de se manifestar. Veja o que disse o apóstolo Paulo. Eis o texto:

      “A obra de cada um se manifestará; ... porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou ... permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo” (1 Co. 3: 13-14-15).   

       A lei de Deus é perfeita (Sl. 19: 7). Por isso, aquele que não completou a aliança como está escrito, pode ter a revelação da vontade do Senhor, com a unção inicial deixada pelo Espírito Santo; mas não tem o poder do alto para passar pelo batismo de fogo, ou seja, pelas pesadas provas que surgirem (Mt. 3: 10-11).
 
       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                               Natanael de Souza