Mensagem

BATISMO COM O ESPIRITO SANTO

MSG 536 = 29/03/2017

      Em todos os tempos os propósitos de Deus para com os homens se cumprem através de alianças; e no cristianismo não é diferente. O cristão chamado para ser salvo, depende do auxílio do Espírito Santo (Jo. 16: 13). Isso faz parte do plano de Deus, porque o Senhor sabe que o homem por si só não tem condições de vencer as astúcias satânicas que ainda dominam sobre os ares da terra (Ef. 6: 10-11-12) Por isso, a nova aliança que firmamos com Jesus, tem dois aspectos essenciais que precisamos entender: O batismo nas águas, que representa nosso gesto de fé mostrando ao Senhor que queremos cumprir seus mandamentos; e o batismo com o Espírito Santo, que é a resposta de Jesus indicando a aceitação de nossa aliança.  (Mc. 1: 7-8 e 16: 16).  

       Em nossos dias milhões de pessoas que já foram batizadas nas águas, apesar de buscarem sempre, ainda não receberam o batismo com o Espírito Santo. Todos nós sabemos que Deus é perfeito (2 Sm. 22: 31). Portanto, podemos ter certeza que, se essas pessoas buscam a muito tempo e não foram respondidas, é porque existem falhas de nossa parte. Mas onde estaríamos falhando? Uma ligeira busca no evangelho, comparando o que está escrito com o que nós cumprimos, pode mostrar detalhes importantes a esse respeito. Veja o que disse Jesus:

       “Quem crê em mim, como disse a Escritura, do seu interior manarão rios de água viva. Disse isto a respeito do Espírito que iam receber os que nele criam; ... “ (Jo. 7: 38-39).    

       Esse fluir de águas vivas é o batismo com o Espírito Santo. Como se vê, o cumprimento da promessa exige a observação dos textos da Escritura, ou seja, além de crer, temos de praticar o que nela está escrito. Por isso, o cristão que busca e ainda não recebeu, deve examinar seu comportamento em relação aos mandamentos do Senhor. Se isso for feito, certamente ele vai encontrar onde está a falha a ser corrigida. É bom lembrar que Jesus prometeu salvar aquele que crer e for batizado (Mc. 16: 16). Portanto, quem creu e não completou o batismo, está fora da aliança.

       Em nosso tempo, muitas lideranças que se dizem cristãs têm posto de lado alguns detalhes importantes dos mandamentos de Jesus, deixando de observar pontos essenciais para a salvação daqueles por quem elas assumiram a responsabilidade de conduzir aos caminhos do Senhor. A falta de uma escola bíblica destinada a examinar os detalhes contidos nas entrelinhas das Escrituras, tem dado origem a milhões de cristãos sem os conhecimentos mínimos necessários para caminhar com suas próprias pernas. Muitos são conscientes do risco que estão correndo por estar já a muito tempo buscando o batismo com o Espirito Santo, sem ter respostas. Mas na verdade eles não são ensinados a descobrir os motivos pelos quais ainda não foram batizados.

       As instruções de Jesus foram claras e incisivas. Veja o texto:

      “...  Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (Jo. 8: 31-32). 

      Esse texto deixa claro que o cristão recém batizado nas águas deve iniciar como discípulo do Senhor, já que essa é a única forma de conhecer a verdade e ser liberto. Portanto, não vai aprender os mandamentos de Jesus, e muito menos praticá-los alguém que se batizou nas águas, e não entrou para o discipulado, ministrado mediante o ensino de uma escola bíblica. O resultado da falta dessa estrutura de ensinamento bíblico específico é uma igreja inchada, por estar deixando de atender aos mandamentos de Jesus. Veja o que ele mandou fazer. Eis o texto:

      “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. ” (Mt. 28: 19-20).

      Quando as pessoas buscam e não são batizadas, é porque essa promessa não está sendo cumprida, pois quando estamos no caminho correto o Senhor não deixa de responder (Mt. 7: 7). É muito lamentável e triste que alguns líderes de Igrejas não percebem essa realidade, e ainda coloca a culpa nas pessoas dizendo que elas buscam e não recebem porque não têm fé. Na verdade, elas não podem ter fé se não forem ensinadas, pois está escrito que: “... a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo. ” (Rm. 10: 17).

       Amigo, o alvo mais importante de nossa vida é a salvação. Não permita que ninguém, por mais importante ou famoso que pareça, venha impedir que você o alcance. Portanto, se você frequenta uma igreja que coloca outros objetivos na frente do ensino do evangelho, busque aprender sozinho. Não espere por ninguém. No momento que Deus ver essa atitude de sua parte, certamente Ele vai revelar a Palavra em seu coração (Mt. 16: 17).

 
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.