Mensagem

ATITUDES NOBRES

MSG 527 = 18/01/2017

O homem foi criado com dons de nobreza para ser o querubim da guarda (Ez.28: 14). Mas após perder a comunhão com Deus, ficou restrito às coisas terrenas, e acabou absolvendo o instinto dos animais. Isso o fez perder a noção dos dons excelentes que fazem parte de um ser superior. O resultado foi o desenvolvimento de seres humanos rudes e grosseiros, produzidos pelo meio em que se desenvolveram, durante milhares de anos (Gn. 6: 2-3-5). Por isso, até hoje temos grande dificuldade para dominar o desejo de vingança. Mas Jesus – mesmo sendo filho de mulher - foi gerado pelo Espírito Santo, e não era herdeiro do pecado (Lc. 1: 35). Ele tinha o sentimento original que Deus nos deu no princípio, e nos ensinou o modo correto pelo qual devemos agir diante das ofensas de nossos semelhantes, que nada mais é do que uma armadilha do inimigo (Rm. 12: 17-18 e Ef. 6: 12). Veja no texto abaixo:

       “Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. ” (Mt. 5: 39-40).

       Provavelmente esse é o aspecto do evangelho mais difícil de ser cumprido, pois o instinto da vingança está enraizado na mente humana a muitos séculos, e para ser erradicado temos que agir com total obediência a Jesus, negando a nós mesmos (Mc. 8: 34). Esse instinto é um fruto do maligno que nos contaminou quando o mundo ainda estava sob o domínio absoluto da descendência da serpente, e em razão disso sentimos grande dificuldade em perdoar, ou em deixar de pagar o mal por mal. Mas, na verdade, não resistir ao mal e perdoar aos que nos ofendem, são coisas vistas por Deus como atitudes nobres, capaz de mover a mão do Senhor para perdoar muitas dívidas espirituais que temos para com Ele. Veja esse texto:

      “Sede misericordiosos, como é misericordioso vosso Pai. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados;” (Lc. 6: 36-37).
       É uma questão de plantar para colher (Gl. 6: 7). Porém, mesmo tendo a consciência de que mais hoje ou mais amanhã a justiça divina vai operar e mostrar a verdade, não é fácil alcançar um nível de sentimento superior. No entanto, é possível para todo aquele que foi chamado, visto que Deus dá um potencial de capacidade a todos os que Ele chama. Isso quer dizer que cada um de nós tem o dever de lutar para que esse potencial dê frutos, pois um dia vamos dar contas do que fizemos ou deixamos de fazer com ele (Mt. 25: 14 a 29). Nesse caso, nossos sentimentos de vingança podem ser aniquilados e no lugar deles podemos fazer brotar sentimentos nobres ao ponto de podermos cumprir de coração as instruções dadas por Jesus (Lc. 11: 9).

       Para conseguir êxito nessa ou em outra batalha semelhante é necessário adotar o princípio de obediência irrestrita aos mandamentos do evangelho de Jesus, cientes de que o Espírito Santo nos guia em toda a verdade, e vai aperfeiçoar nosso coração para fazermos a plena vontade de Deus. Veja o que disse o Apóstolo Paulo. Eis o texto:

      “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. ” (Rm 12: 2).  

       Está escrito que o reino de Deus é tomado por esforço (Mt. 11: 12). Portanto, aquele que almeja se tornar um verdadeiro seguidor de Cristo, deve buscar a mudança de seus sentimentos que estiverem em desacordo com os mandamentos de Jesus, certos de que nossas forças não são suficientes para mudar muitas coisas erradas que dominam nossos desejos. Entretanto, podemos receber novas forças, se clamarmos a Deus para que nos conceda Seu santo Espírito (Joel 2: 32). Ele tem o poder de mudar nossos instintos de vingança, e tornar nosso coração mais alvo que a neve (Is. 1:18).     
 
       Amigo, guarda a coroa que Jesus te concedeu. Ele pagou um preço muito alto por ela. Não deixe ninguém cauterizar sua consciência a respeito da verdade que há em Cristo Jesus (I Tm 4: 1-2). Lembre-se que a cada dia aumenta mais os falsificadores da verdade que não suportam a sã doutrina (II Tm. 4: 3-4). Use o talento que Deus te deu para alcançar os sentimentos nobres aos olhos do Senhor.
 
       Que o Senhor te abençoe e te guarde.