Mensagem

Astúcia do inimigo

MSG 492 = 18/5/2016

Então, o levou a Jerusalém, e o colocou sobre o pináculo do templo, e disse: Se és o Filho de Deus, atira-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. ” (Lc. 4: 9-10-11).   
   
       Saber o que fazer para ser salvo é o que mais preocupa os cristãos de hoje. Mas se observarmos a maneira pela qual Jesus procedeu diante de certos desafios, podemos entender que o caminho correto é tomar suas atitudes como modelo. Não há ninguém melhor do que ele para ser tomado como exemplo.  A maioria dos ensinadores adotam sua própria interpretação para cada fato, esquecendo de que Jesus é o autor da salvação, e seguir seus passos é a atitude mais correta.  Por isso, devemos examinar cada detalhe das Escrituras, e dentro do possível proceder exatamente como Jesus fez, lembrando de que aquele que o segue não anda em trevas (Jo. 8: 12).

       Os versículos acima transcritos relatam sobre o modo pelo qual satanás tentou enganar a Jesus, citando um texto bíblico e sugerindo que ele fosse posto em prática de maneira falsificada. Com aparência de verdade, a sugestão continha uma armadilha, e tinha tudo para enganar qualquer pessoa que não tivesse profundo conhecimento das Escrituras. A chave do engano estava escondida na forma pela qual se deve empregar o texto sugerido. Ele relata sobre o socorro que Deus dá para nos livrar de perigos que acontecem involuntariamente. Mas o diabo sugeriu a Jesus que o praticasse de maneira voluntária. Observe que a armadilha estava embutida sorrateiramente na forma de praticar aquilo que Deus nos concede. Isso mostra que o diabo pode levar pessoas a nos enganar pela vida inteira, mesmo usando o evangelho.

        Em nossos dias, esse tipo de engano, com interpretação distorcida, tem sido posto diante de milhares de cristãos. São falsas profecias mascaradas de verdade, algumas vezes até intimidando as pessoas para fazerem o que elas mandam. Essa é a razão pela qual aquele que segue a Cristo tem necessidade de buscar constantemente o exame das Escrituras, pedindo ao Espírito Santo que mostre a verdade (I Jo. 2: 27). Não podemos esquecer de que no meio do trigo está o joio, e que ele representa a profecia falsa, tentando inibir a verdade (Mt. 13: 24 a 29). Esse mal só será arrancado quando Jesus voltar. Veja o que foi dito a esse respeito. Eis o texto:

      “Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e no tempo da ceifa direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio e atai-o em feixes para o queimar, mas recolhei o trigo no meu celeiro. ” (Mt. 13: 30).   

       O celeiro é o reino dos céus com o qual todos nós sonhamos alcançar. A Palavra de Deus, na maioria dos países do mundo, ainda está à nossa disposição, e diante do Senhor, a salvação depende mais de nós mesmos, que de nossos líderes religiosos.  Está escrito que só toma posse do reino de Deus aqueles que se esforçam. Com toda certeza, foi por isso que, ao instruir Josué, Deus mandou que ele meditasse dia e noite no livro da lei para fazer tudo como estava escrito (Js. 1: 8). Essa ordem do Senhor continua vigente, e portanto, o caminho da salvação exige que o cristão se dedique a conhecer ao Senhor para não cair nas astúcias satânicas (Os. 6: 3). Portanto, somos nós que respondemos pessoalmente pelo fiel cumprimento da Palavra do Senhor, e não devemos temer a ninguém. Veja o que Deus recomendou:

      “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. ” (Js. 1: 9).   

       Amigo, mesmo estando em altíssima unção, Jesus não usou de suas próprias Palavras para vencer o desafio de satanás. Ele se valeu da Palavra de Deus, mostrando onde estava a armadilha. Portanto, nunca tente mandar o espírito maligno embora com suas próprias palavras. Use a Palavra do Senhor conforme está escrito, pois ela é a espada da nossa batalha, e precisa de estar afiada em nosso coração (Ef. 6: 17).
  
       Que o Senhor te abençoe e te guarde.