Mensagem

APRENDER DE JESUS

MSG 513 = 19/10/2016

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. ” (Mt. 11: 29).
     
       Ao vencer o inimigo, por ter vivido como homem nesse mundo em total obediência à vontade do Pai, Jesus conquistou para nós a possibilidade de chegar ao reino da glória, onde está o verdadeiro descanso preparado por Deus (Hb. 4: 9). Mas esse descanso só é alcançado pela conquista, através do sacrifício dos desejos de sua alma, para obedecer às determinações do Senhor (Mc. 8: 34). Portanto, o chamado para a salvação é o início de uma jornada, para conhecer e passar a praticar a lei divina. Ela é a regra que Deus considera para julgar se podemos ou não entrar no descanso, ou seja, se podemos ou não ser salvos. A lei divina que nos permite alcançar o reino da glória foi revelada por Jesus, e por isso necessitamos aprender dele, para dar contas a Deus no tempo oportuno (Dt. 18: 19).

       O versículo acima transcrito relata a advertência de Jesus, nos convidando a aprender dele, e declarando que é por esse caminho que alcançamos a salvação. Ele não só advertiu, como também fez questão de recomendar aos discípulos sobre a necessidade de ensinar as revelações trazidas por ele (Mt. 28: 18-19-20).   Portanto, para sermos reconhecidos como ovelha do Senhor (Jo. 10: 27), é necessário que tenhamos passado pelo aprendizado do evangelho, pois o fiel da balança na hora do nosso julgamento é o que tivermos obedecido de seus ensinos.  Veja o texto:

      “Quem me despreza e não recebe as minhas palavras, tem quem o julgue; a palavra que falei, essa o julgará no último dia.”  (Jo. 12: 48).  

       O último dia aqui, pode ser no momento em que morremos ou na volta do Senhor; e o julgamento a que ele se refere, é o que define o destino de nosso espírito (Lc. 16: 22 ou Mt. 25: 32-33). Assim, aprender de Jesus é fator principal para o cristão que quer ser salvo; e para nos orientar nesse processo ele edificou sua igreja sobre a pedra da fé que tiver no coração de cada pessoa chamada (Mt. 16: 18).

       Mas nos dias atuais é grande o número de igrejas que deixam de lado o ensino fiel da Palavra de Jesus, e focam suas atividades em praticar partes da doutrina da Lei de Moisés. Isso nos leva a uma indagação: Será que suas lideranças e seus seguidores vão ser reconhecidos por Jesus? Essa questão de colocar o discipulado da Palavra do Senhor em segundo plano, pode ser vista como iniquidade, pois os que fazem isso conhecem suas recomendações e não as cumprem com fidelidade. Veja o que Jesus predisse:

       “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade. ” (Mt. 7: 22-23).    

       Portanto, precisamos conscientizar de que aprender de Jesus é a primeira necessidade do cristão, pois a maior e mais importante riqueza que podemos alcançar, não é o dinheiro, mas a comunhão com Deus; e essa só através de Jesus se pode adquirir (Jo. 14: 5-6). No princípio do cristianismo o líder da igreja de Laodicéia era rico em dinheiro. Mas Jesus o considerou pobre, cego, nu e miserável por ser morno na fé, ou seja, por acreditar que seu dinheiro poderia resolver tudo (Ap. 3: 17-18). Essa é a situação de muitos que estão sendo ensinados a crer que a riqueza material é a maior das bênçãos de Deus. Veja esse texto:

      “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. “ (Mt. 6: 33).

       Quando aprendemos de Jesus e passamos a obedecer seus mandamentos, Deus supre nossas necessidades, como já mostrou no passado, suprindo seu povo no deserto, sem que nem as sandálias nos pés envelhecessem (Dt. 29: 5).

       Amigo, vivemos hoje uma fase muito mais evoluída que no tempo de Moisés. Pela graça somo salvos mediante a fé Cristo Jesus (Ef. 2: 9). Portanto, buscar aprender cada vez mais os sentidos da Palavra de Jesus, deve ser o objetivo primordial daquele que quer alcançar a salvação.
 
       Que o Senhor te abençoe e te guarde.