Mensagem

A Ansiedade

MSG 113 = 04/03/2009

   ... não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir...” (Mt. 6: 25).   

      Consideramos como ferramentas do inimigo, os sentimentos que instalam em nosso coração, com o objetivo de nos levar a tomar decisões erradas, e passíveis de nos fazer desviar das instruções do Senhor. Muitas vezes de maneira sutil e quase imperceptível, eles aparentam algo ingênuo que não produz mal algum, mas no fundo são como as raposas que fazem mal às vinhas(Ct. 2: 15). Esse modo astuto de ação satânica, que entra através de nossa imprudência, já derrubou muitas pessoas fiéis aos mandamentos do Senhor, que por algum momento de descuido deu lugar à sua entrada. Com certeza, foi por esse motivo que Jesus nos advertiu para vigiar e orar (Mc. 14: 38).

      A ansiedade é uma dessas ferramentas, usada pelo inimigo quando nosso coração está enfraquecido na prática da paciência, como um dos frutos do Espírito Santo (Gl. 5: 22). Quando permitimos nosso coração ser levado por ela, implicitamente estamos discordando do Senhor em esperar o tempo que Ele determinou para a benção nos alcançar. A Bíblia mostra que nossas orações são ouvidas, e as bênçãos que pedimos, quando estão de acordo com os mandamentos do Senhor, ficam determinadas, e virão no tempo certo. Isso aconteceu com o sacerdote Zacarias pai de João Batista. O texto indica que Zacarias orou pedindo um filho. O tempo passou, e ele com sua mulher envelheceram sem que o filho viesse. Ele, porém, perseverou em suas obrigações perante Deus, e num dado momento o anjo do Senhor apareceu para anunciar o nascimento do filho pedido. Veja o texto:

     Mas o anjo lhe disse: Não temas, Zacarias, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem chamarás João;”(Lc. 1: 13).  

      É bom observar que aqui não houve ansiedade, e a benção aconteceu quando já parecia impossível aos nossos olhos, e aos olhos do próprio Zacarias, (Lc. 1: 18). O caso de Zacarias é uma das maiores provas de que quando somos fiéis a Deus, nossos pedidos não caem no vazio, e acontece exatamente como o Senhor Jesus nos ensinou. Veja o texto:

     Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem? ” (Mt. 7: 11).  

      Jesus confirma assim, que Deus quer nos abençoar. Por isso, se a benção foi pedida corretamente e ainda não veio, devemos indicar para Deus, através de nossa atitude de perseverança, que confiamos no Seu amor(Veja Mc. 11: 24). É claro que o inimigo vai estar sempre de olhos atentos esperando uma oportunidade para abortar a nossa benção, e a ansiedade é um “prato feito” para ele, já que ela nos leva a duvidar da fidelidade do Senhor. 

      Portanto, amigo, se você tem vivido de acordo com os mandamentos do Senhor, e está esperando uma benção pedida, não deixe que o sentimento ansioso domine seu coração. Lembre-se que o Senhor atende prontamente àqueles que são fiéis. Mas Ele considera os nossos interesses do presente e do futuro, e por isso, Seus pensamentos são mais altos que os nossos (Is. 55: 9). Veja a declaração de Davi: “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.”(Sl. 40: 1-2).

      Que o Senhor te abençoe e te guarde.